Tempo: Sul do BR tem alerta de tempestades nesta 6ª feira e umidade no solo do PR melhora; veja

Publicado em 06/09/2019 10:39
Em destaque, mapa de umidade no solo do NOAA; Fundação MT projeta atraso no plantio do estado

Imagem de satélite nesta sexta-feira (06) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta sexta-feira (06) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

A semana termina com tempestade sobre quase toda a região Sul do Brasil com instabilidades que avançam do Paraguai. As precipitações já começam pela manhã. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a condição em áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", informa o Inmet. O aviso vale para esta sexta-feira.

Veja o mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 6ª feira: Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense

Mapa das áreas com alerta de tempestade nesta 6ª feira: Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

De acordo com a Climatempo, as chuvas na região Sul já começam no período da manhã desta sexta-feira sobre várias áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Oeste e Sul do Paraná. Há risco de ressaca entre o litoral gaúcho e do Paraná.

"Já no interior do Paraná, a chuva de hoje (05) enfraquece e o tempo segue firme no decorrer da sexta-feira. O sol aparece no Centro-Norte do estado, mas o céu continua com muitas nuvens ao longo do dia. Ainda não esquenta muito", destacou a empresa.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (06/09 a 08/09) em todo o Brasil:

https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/25159a1d2abbe914902cbafa18889c30.gif
Fonte: Inmet

Em entrevista ao Notícias Agrícolas na segunda-feira (02), Francisco de Assis Diniz, hefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, antecipou que as chuvas retornariam no final desta semana sobre áreas do estado do Paraná com benefícios para o início do plantio.

Os produtores do Paraná têm autorização para iniciar o plantio da soja em 11 de setembro. Tecnicamente, segundo o meteorologista, o solo da região já tem condição de umidade para iniciar o plantio. "A próxima leva de chuva pode melhorar ainda mais a condição", disse.

Veja o mapa de umidade no solo por profundidade em centímetros no Brasil:

Mapa de umidade no solo por profundidade em centímetros no Brasil: Fonte: COLA/NOAA
Fonte: COLA/NOAA

O mapa de umidade inicial do solo do COLA, na sigla em inglês, que é o centro de estudo Oceano-Terra-Atmosfera dos EUA mostra que os níveis de água líquida no solo estão entre 50 e mais de 75 milímetros sobre a maior parte da região Sul do Brasil, incluindo do Paraná.

Áreas mais centrais do país, no entanto, seguem com baixos níveis de umidade nos dois primeiros metros do solo, de acordo com o mapa do COLA.

Diante dessa condição e sem expectativa de boas chuvas nos próximos dias, a Fundação MT já estima que o plantio da soja no Mato Grosso deve acontecer mais tarde do que o registrado na última safra. Segundo Fábio Ono, espera-se regularidade apenas em novembro.

Ono também destacou que, um possível atraso no plantio da soja pode causar impactos na segunda safra de milho do ano que vem, que sairia da melhor janela. Neste ano o estado registrou ótimos índices de produtividade no cereal justamente se beneficiando da antecipação da soja e semeadura mais cedo do milho.

Leia mais:
» Fundação MT aponta que plantio da soja no estado pode atrasar no aguardo da regularização das chuvas

O mapa de precipitação acumulada do Inmet para os próximos sete dias aponta que volumes moderados a altos serão registrados sobre a região Sul no período. Áreas da região Norte também terão acumulados expressivos. No Sudeste e Leste do Nordeste serão fracos.

Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos sete dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada para os próximos sete dias em todo o Brasil: Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 06 até 14 de setembro, as chuvas mais volumosas ocorrem sobre áreas do Sul, Norte e pontos do Leste do Nordeste. A maior parte do país terá tempo seco.

De 14 até 22 de setembro, a tendência segue a mesma do período anterior sobre a maior parte do país, mas as chuvas sobre a região Sul, mas os volumes diminuem. Moderados a altos acumulados seguem sobre áreas da região Norte do país. No Leste nordestino, a chuva será fraca.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 06 até 22 de setembro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 06 até 22 de setembro: Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Semana da Pátria - Envio de Emanuel Fernando Teixeira
Semana da Pátria - Envio de Emanuel Fernando Teixeira

Semana da Pátria - Fazenda Marauense - Sidrolândia (MS). Envio de Sandro Felini Barboza.
Semana da Pátria - Fazenda Marauense - Sidrolândia (MS). Envio de Sandro Felini Barboza.

Semana da Pátria - Notícias Agrícolas

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário