Tempo: Semana termina na região Sul com alerta de chuvas intensas de até 100 mm/dia e ventos

Publicado em 04/10/2019 10:45
No Brasil central, precipitações diminuíram bastante. No Sul, instabilidades tendem a perder forças a partir de domingo (06)

Imagem de satélite nesta sexta-feira (04) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta sexta-feira (04) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

A região Sul do Brasil terá mais um dia de chuvas nesta sexta-feira (04). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de precipitações intensas ao longo do dia com ventos e riscos com alagamentos e descargas. No final de semana, as instabilidades tendem a diminuir.

De acordo com a Climatempo, um sistema de baixa pressão atmosférica vai passar sobre a região Sul do país nesta sexta-feira e depois avança sobre o litoral. No sábado (05), uma nova frente fria passa sobre o Sul do país, causando mais chuvas sobre a região.

O modelo Cosmo do Inmet mostra instabilidades sobre quase toda a região Sul do Brasil pelo menos até o início da semana que vem, com altos volumes no Rio Grande do Sul. Pelo país, as chuvas mais volumosas também se concentram sobre áreas da região Norte e litoral do Nordeste.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (05/10 a 07/10) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (05/10 a 07/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", destacou o instituto meteorológico brasileiro. O aviso é de perigo e vale para a manhã desta sexta-feira.

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 6ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense

Nas últimas 24 horas, altos volumes de chuva foram registrados sobre a região Sul do Brasil, conforme mostra o mapa de precipitação do Inmet para o período. Enquanto isso, o tempo voltou a secar em áreas centrais do país, confirmando aquela tendência de irregularidade nesta estação.

De acordo com dados do Inmet, os cinco maiores acumulados em todo o país na quinta-feira (03) foram registrados em estações nas cidades de Redenção (PA): 69 mm, Aracajú (SE): 65,4 mm, São Félix do Xingu (PA): 58,4 mm, Cruz Alta (RS): 52,8 mm e Tucumã (PA): 49,4 mm.

Veja o mapa de precipitação das últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa de precipitação das últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Para os próximos dias, a circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera forma uma nova frente fria sobre a região Sul e deixa o tempo mais instável, de acordo com a empresa meteorológica. A condição intensifica a entrada de umidade.

"Quase todo o Rio Grande do Sul, o centro-oeste e o sul de Santa Catarina, a região de Foz do Iguaçu e o sul do Paraná têm um dia nublado, com chuva frequente e volumosa. Na região de Florianópolis e no oeste do Paraná vai chover a qualquer hora do dia, mas o sol ainda pode aparecer entre muitas nuvens", prevê a Climatempo.

Ainda de acordo com a empresa, nas demais áreas do Paraná e no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a chuva chega a partir da tarde de sábado. No Sul do Rio Grande do Sul, o dia será com garoa. Enquanto isso, no domingo (06), as precipitações diminuem.

"Durante o domingo, dia 6 de outubro, as áreas de instabilidade enfraquecem bastante sobre o Rio Grande do Sul. Assim, o centro-oeste e o sul deste estado terão um dia de sol entre muitas nuvens. Mas a previsão para as demais áreas da Região Sul ainda é de muita nebulosidade", afirmou a Climatempo.

Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O mapa de precipitação acumulada dos próximos sete dias para todo o Brasil mostra chuvas para a maior parte do país. Os volumes mais expressivos no período ocorrem sobre áreas da região Norte, pontos do Centro-Oeste, incluindo MS e GO, pontos do Sudeste e a região Sul do país.

Ainda nesta sexta-feira, segundo o Inmet, há alerta de acumulado de chuva em áreas da BA, além de tempestade em MS.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

O mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 04 de outubro até 12 de outubro, mostra chuvas sobre a maior parte do país, mas com os maiores acumulados no Norte, Sul e pontos do Sudeste e Centro-Oeste.

De 12 até 20 de outubro, as chuvas já diminuem em determinadas áreas do país, principalmente nas regiões Nordeste e central do país, onde os volumes ficarão próximos de zero durante o período. Os maiores acumulados no período se concentram em áreas do Norte e Sul.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 04 de outubro até 20 de outubro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 04 de outubro até 20 de outubro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Foto em São João da Urtiga(RS). Envio de Túlio Golembiewski.
Foto em São João da Urtiga(RS). Envio de Túlio Golembiewski.

Foto na região Caarapó (MS). Envio do Produtor Guedin
Foto na região Caarapó (MS). Envio do Produtor Guedin

Foto na região de Corpus Christi - Paraguay. Envio do engenheiro agrônomo Tiago Augusto Mendonça.
Foto na região de Corpus Christi - Paraguay. Envio do engenheiro agrônomo Tiago Augusto Mendonça.

Inicio da semeadura na região de Corpus Christi - Paraguay. Envio do engenheiro agrônomo Tiago Augusto Mendonça.
Inicio da semeadura na região de Corpus Christi - Paraguay. Envio do engenheiro agrônomo Tiago Augusto Mendonça.

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário