Tempo: Temperaturas caem pelo Centro-Sul do BR, mas frio dura pouco; SC com geada nesta 3ª

Publicado em 08/10/2019 10:27 e atualizado em 09/10/2019 10:04
1240 exibições

Imagem de satélite nesta terça-feira (08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta terça-feira (08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Áreas da região Centro-Sul do Brasil passam por uma queda das temperaturas mínimas neste início de semana, mas a condição dura pouco. Apesar de áreas de Santa Catarina registrarem geadas nesta terça-feira (08), o frio logo passa pela região. No Sudeste, porém, dura um pouco mais.

"Um sistema de alta pressão atmosférica vai predominar sobre o Sul do Brasil nos próximos dias e inibir a formação de áreas de instabilidade sobre a Região. A temperatura entra em elevação na região e o final da semana vai ser com calor", destaca a Climatempor

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê mínimas de 8ºC e máximas 31ºC nesta terça no Sul. O dia será nublado a encoberto com chuva isolada no Paraná, possibilidade de chuva isolada no sul e sudeste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul.

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (08/10 a 11/10) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (08/10 a 11/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Enquanto isso, em áreas da região Sudeste, o frio tende a aumentar ao longo dos próximos dias, chegando em mínima de 8ºC na sexta. Esta terça-feira será de máximas de até 39ºC na região e mínimas de 12ºC, segundo previsões do instituto meteorológico brasileiro.

"Nublado com pancadas de chuva e trovoadas No Triângulo, oeste, sul, centro, sudoeste e Metropolitana de Minas Gerais e grande parte de São Paulo, exceto na faixa leste paulista e no Rio de Janeiro onde ocorrerá Chuva. Parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva isolada no Espírito Santo. Demais áreas da região, parcialmente nublado", aponta a previsão do Inmet.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (08/10 a 10/10) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (08/10 a 10/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

Fonte: Inmet

A onda de frio, que deve melhorar nos próximos dias no Sul, no entanto, fez gear nesta terça em áreas da Serra Catarinense. Em Urupema (SC), por exemplo, os termômetros pela manhã chegaram aos 3°C, segundo dados da Epagri/Ciram. Também fez frio em cidades vizinhas. Veja fotos.

Geada em São Joaquim (SC) nesta terça-feira  (08)  - Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi | São Joaquim Online Geada em São Joaquim (SC) nesta terça-feira  (08)  - Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi | São Joaquim Online Geada em São Joaquim (SC) nesta terça-feira  (08)  - Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi | São Joaquim Online

Na segunda-feira (07), segundo dados do Inmet, as mínimas recordes no país foram registradas nas estações do instituto em Bom Jardim da Serra (SC): 6,7°C, Quaraí (RS): 7,2°C, Itatiaia (RJ): 7,9°C, São Joaquim (SC): 8,7°C e Uruguaiana (RS): 8,8°C.

"Até sexta-feira, 11 de outubro, a tendência é de que a temperatura continue subindo em toda a Região Sul. O ar fica cada vez mais seco até o fim da semana, o sol predomina e não tem previsão de chuva", destaca a Climatempo sobre a previsão de melhora nas temperaturas.

Ainda segundo a empresa meteorológica, o final de semana próximo será quente no Sul do Brasil. "No sábado, 12, novas áreas de instabilidade vão se formar e volta a chover sobre a Região. As condições para pancadas de chuva são ainda maiores no domingo", informa a empresa.

Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet

Fonte: Inmet

O mapa de precipitação acumulada do Inmet para os próximos sete dias mostra que chuvas podem acontecer no período sobre a maior parte do país, mas os volumes serão fracos a moderados. As precipitações mais volumosas ocorrem no extremo Sul da região Sul, partes isoladas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

Esta terça-feira (08) será de alerta com acumulado de chuva em áreas de AM e PA, além de chuvas intensas em áreas do DF, GO, MTm MS, RJ, RO, SP e TO.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

O mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 08 de outubro até 16 de outubro, mostra chuvas sobre a maior parte do país, mas com os maiores acumulados no Norte, Sul e pontos do Sudeste e Centro-Oeste.

De 16 até 24 de outubro, as chuvas seguem sobre a maior parte do país. Os maiores acumulados no período ocorrem sobre quase toda a região Norte do país, Sul partes isoladas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 08 de outubro até 24 de outubro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 08 de outubro até 24 de outubro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Foto na região Caarapó (MS). Envio do Produtor Guedin
Foto na região Caarapó (MS). Envio do Produtor Guedin

Foto na região Caarapó (MS). Envio do Produtor Guedin
Foto na região Caarapó (MS). Envio do Produtor Guedin

Foto na região de Corpus Christi - Paraguay. Envio do engenheiro agrônomo Tiago Augusto Mendonça.
Foto na região de Corpus Christi - Paraguay. Envio do engenheiro agrônomo Tiago Augusto Mendonça.

Foto em São João da Urtiga(RS). Envio de Túlio Golembiewski.
Foto em São João da Urtiga(RS). Envio de Túlio Golembiewski.

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário