Tempo: Instabilidades tomam o BR central e GO, MT, MS, SP e TO tem alerta de chuvas intensas nesta 4ª

Publicado em 09/10/2019 10:46
Imagens de satélite mostram corredor do Norte até o Sudeste do país com umidade puxada por sistema de alta pressão

Imagem de satélite nesta quarta-feira (09) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta quarta-feira (09) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Imagens de satélite mostram amplas instabilidades nesta quarta-feira (09) sobre áreas da região Brasil central em um corredor de umidade. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), inclusive, emitiu alerta de chuvas intensas sobre vários estados.

A meteorologia explica que as chuvas que estão presentes de Norte a Sudeste do Brasil foram um corredor de umidade influenciado por sistemas meteorológicos. Essa condição mais úmida no Norte é puxada por sistema de alta pressão presentes na costa do Sudeste.

Áreas dos estados centrais do país, incluindo áreas de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins e Rondônia ficam em alerta durante o dia com chuvas intensas, segundo o Inmet. O aviso vale para até a manhã de quinta-feira (10).

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", prevê o instituto meteorológico sobre o dia em áreas centrais.

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 4ª feira:

Mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 4ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sudoeste Rondonense, Alto Madeira, Centrossul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Jalapão, Norte Tocantinense, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense, Oeste Tocantinense, Centro Tocantinense, Sudeste Rondonense

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (10/10 a 12/10) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (10/10 a 12/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Também há alerta nesta quarta-feira de acumulado de chuva no Espírito Santo e Rio de Janeiro. "Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco", reporta o instituto meteorológico.

O mapa de precipitação acumulada diária do Inmet mostra exatamente esse corredor de umidade presente sobre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Pelo menos até sábado (12), segundo o modelo, as chuvas devem seguir nessas áreas, mas já diminuem bastante.

O plantio da safra 2019/20 de soja está acontecendo em áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nova Ubiratã (MT) plantou até o momento área 20% menor do que o mesmo período do ano passado e a segunda safra de milho deve ser prejudicada.

Leia mais:
» Nova Ubiratã/MT plantou área 20% menor do que o mesmo período do ano passado e segunda safra de milho deve ser prejudicada

Em Chapadão do Sul (MS), o plantio da safra de verão também já começou e a expectativa é ampliar média de produtividade, podendo chegar ao patamar das 60 sacas por hectare. Meta também é aproveitar bons momentos de venda para melhorar a rentabilidade na safra 2019/20.

Leia mais:
» Chapadão do Sul/MS já tem condições de plantio da soja e expectativa é ampliar média de produtividade

Veja o mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nas últimas 24 horas, segundo dados do Inmet, os cinco maiores acumulados no período foram registrados nas cidades de Itatiaia (RJ): 34 mm, Ipameri (GO): 30,1 mm, Monte Verde (MG): 27,4 mm, Bertioga (SP): 27,2 mm e Araguaína (TO): 26,6 mm.

As temperaturas, que tiveram queda nos últimos dias em áreas do Sul e Sudeste do Brasil, tendem a aumentar nos próximos dias. Na terça-feira Urupema (SC), por exemplo, teve mínimas de 3°C pela manhã, segundo dados da Epagri/Ciram. Teve frio em outras cidades da região.

Segundo a Climatempo, o final de semana tende a ser quente no Sul. "No sábado, 12, novas áreas de instabilidade vão se formar e volta a chover sobre a Região. As condições para pancadas de chuva são ainda maiores no domingo", informa a empresa meteorológica.

O mapa de precipitação acumulada dos próximos sete dias mostra chuvas de leves a moderados acumulados sobre a maior parte do país. Os volumes mais altos, no entanto, devem ser registrados sobre pontos da região Norte e Sul, além de partes isoladas no Sudeste e Centro-Oeste.

Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

O mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 09 até 17 de outubro, as chuvas tomam praticamente todo o país, mas com maiores volumes no Norte, Sul e partes do Sudeste.

Já no período de 17 até 25 de outubro, as chuvas seguem sobre a maior parte do país e os volumes aumentam bastante. Altos acumulados são previstos para áreas das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Apenas áreas do Nordeste terão condição firme.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 09 de outubro até 25 de outubro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 09 de outubro até 25 de outubro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Soja no Paraguay. Envio de Junior Neuberger
Soja no Paraguay. Envio de Junior Neuberger

Plantio de milho em Capanema (PR). Envio Família Trevisan.
Plantio de milho em Capanema (PR). Envio Família Trevisan.

Orlando Ross Sementes em Não me Toque (RS). Envio de João Batista Olivi
Orlando Ross Sementes em Não me Toque (RS). Envio de João Batista Olivi

Trigo em Xaxim (SC). Envio do engenheiro agrônomo Ednilson Angonese
Trigo em Xaxim (SC). Envio do engenheiro agrônomo Ednilson Angonese

Soja em Naranjal-Paraguay. Envio de Cledison Conte
Soja em Naranjal-Paraguay. Envio de Cledison Conte

Plantio em Balsas (MA). Envio de Moisés Barros da Rocha
Plantio em Balsas (MA). Envio de Moisés Barros da Rocha

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário