Irregularidade de chuvas deve continuar até 1ª quinzena de novembro no Centro-Oeste

Publicado em 31/10/2019 10:36
Na média histórica, chuvas começavam em outubro; massa de ar seco gera bloqueio na região, favorece regularidade e impede chuvas generalizadas e volumosas

LOGO nalogo

As condições de irregularidade devem continuar nos próximos dias na região Centro-Oeste do país. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nos próximos dias, as chuvas seguirão acontecendo em apenas alguns pontos da região e com volumes baixos. 

Os mapas do Inmet indicam que há uma massa de ar seco bloqueando a passagem do corredor de umidade que vem da Amazônia, impedindo assim as chuvas na região. "Na primeira quinzena nós vamos ter uma irregularidade bastante significativa na região Centro-Oeste do país", afirma Heráclio Alves, metereologista do Inmet.

As condições de tempo seco devem continuar até, pelo menos, a primeira quinzena de novembro. Segundo o metereologista, a estação de chuva já está atrasada, quando comparada com as médias dos outros anos. Segundo ele, normalmente, as chuvas começam a acontecer com regularidade na segunda quinzena de outubro. 

Nas próximas 24 horas, as precipitações devem ser mais volumosas sobre a região, com volumes de até 40 mm, principalmente no Oeste de Mato Grosso. No sábado (2), a região sul do estado do Mato Grosso deverá receber alguns pontos de chuvas, com precipitação de entre 1 e 5 milímetros. 

Produtores do Mato Grosso do Sul também já sofrem com as condições de estiagem. O produtor rural Cláudio Pradela de Douradina/MS afirmou, em entrevista ao Notícias Agrícolas, que algumas áreas de soja que foram semeadas já precisaram fazer o replantio na região. Confira a entevista completa aqui

Veja o mapa de precipitação para as próximas 24 horas:


Inmet 24h - 31/10
Fonte: Inmet 

Veja o mapa de precipitação para as próximas 48 horas:

Inmet - 3110
Fonte: Inmet 

Região Sul continua com chuvas intensas

A previsão do tempo indica que as condições de chuvas fortes continuam na região Sul do país. Segundo o Inmet, nas próximas 24 horas, o Rio Grande do Sul tem previsão de chuvas entre 40 e 70 milímetros. A previsão também indica que Santa Catarina pode ter chuvas com volumes significativos, entre 20 e 40 milímetros. A região sul do Paraná também pode receber chuvas nas mesmas condições.

Em 48 horas as chuvas intensas devem dar uma trégua na região Sul do país, mas a formação de uma nova frente fria deverá retornar as condições de chuva na próxima semana.

Cidades na região de Ijuí (RS) e Bozano (RS) tiveram registro de granizo nesta quinta-feira (31). Áreas produtoras foram atingidas, mas não foram registrados danos. As informações são da Rádio Progresso Ijuí.

  

Veja o mapa de precipitação para as próximas 24 horas na região sul do país:

Região Sul - 3110
Fonte: Inmet 
 

Últimas 24 horas

Os principais níveis de precipitação foram registrados no Rio Grande do Sul nas últimas 24 horas. O extremo sul do Rio Grande do Sul teve chuvas entre 30 e 50 milímetros. Também foram registradas chuvas pontuais no estado do Mato Grosso, entre 5 e 15 milímetros. As mesmas condições foram registradas em Goiás.

A região Sudeste, sobretudo em Minas Gerais, registrou chuvas com volumes entre 12 e 30 milímetros. Bons volumes foram registrados no Pará, entre 12 e 50 milímetros, condições esperadas para a região.

 

Veja o mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas em todo o Brasil:

Inmet 24h
Fonte: Inmet 

Tempo fechado em Cachoeira do Sul (RS). Envio de Eduarda Florence

Tempo fechado em Cachoeira do Sul (RS). Envio de Eduarda Florence


Plantio de soja do Associado da Copacol, José Domingos Bertotti em Nova Aurora (PR). Envio do Técnico Agrícolas Copacol David Clemente.
Plantio de soja do Associado da Copacol, José Domingos Bertotti em Nova Aurora (PR). Envio do Técnico Agrícolas Copacol David Clemente

Foto em Laguna Carapa (MS). Envio de Antônio Rodrigues
Foto em Laguna Carapa (MS). Envio de Antônio Rodrigues

Plantio de soja do Associado da Copacol, José Domingos Bertotti em Nova Aurora (PR). Envio do Técnico Agrícolas Copacol David Clemente.
Plantio de soja do Associado da Copacol, José Domingos Bertotti em Nova Aurora (PR). Envio do Técnico Agrícolas Copacol David Clemente.

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Aloísio Brito Unaí - MG

    Boa tarde!! O Sr Molion continua acertando nas previsões. Aqueles gráficos de previsões quinzenais estão errando todas.

    2