Previsão indica que Norte do Paraná poderá receber chuvas significativas

Publicado em 05/11/2019 10:33

LOGO nalogo

As previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indicam que chuvas significativas devem acontecer na região norte do Paraná dentro das próximas 48 horas. Produtores desta região vêm sofrendo com o volume baixo de chuvas e consequentemente também atrasaram o plantio da soja 19/20. 

Segundo o modelo do Inmet as chuvas previstas devem atingir todo o Paraná, podendo registrar entre 30 e 60 milímetros de precipitação em alguns pontos da região norte do estado. Ao sul são esperadas chuvas entre 12 e 40 mm. 

Francisco de Assis Diniz, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, diz que as chuvas devem avançar na região graças a um sistema de acúmulo de nuvens na Argentina e no Uruguai e que avança nas próximas horas para a região sul do país. 

Também são previstas chuvas em volumes significativos em Santa Catarina, podendo chegar a 40 mm de precipitação. Como já vem acontecendo desde a semana passada, números expressivos continuarão sendo registrados no Rio Grande do Sul, com previsão entre 30 e 70 mm. 

O Inmet emitiu um alerta de tempestades para as algumas cidades da região sul do país. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma o Instituto. Confira a lista de municípios aqui.

Previsão indica chuvas expressivas na região Sudeste

As previsões para as próximas 24 horas também indicam chuvas para a região Sudeste do Brasil. Segundo o Inmet, São Paulo e Rio de Janeiro podem registrar chuvas de até 40 milímetros. 

Segundo a Climatempo, as chuvas no estado de Minas Gerais devem acontecer em razão das altas temperaturas que estão sendo registradas na região. 

"As pancadas de chuva à tarde e à noite são esperadas para o Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Grande Belo Horizonte e para a Zona da Mata. Há risco de temporais no Triângulo e no Sul de Minas e a Zona da Mata pode ter chuva moderada a forte", afirma a Climatempo. 

Na quarta-feira (6), de acordo com a Climatempo, uma frente fria deve avançar pelo mar e chegar no Rio de Janeiro. "As pancadas de chuva à tarde e à noite são esperadas para o Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Grande Belo Horizonte e para a Zona da Mata. Há risco de temporais no Triângulo e no Sul de Minas e a Zona da Mata pode ter chuva moderada a forte", diz a Climatempo. 

Veja o mapa de precipitação para todo o país nas próximas 93 horas 

Inmet
Fonte Inmet 

Últimas 24 horas 

Nas últimas 24 horas a maior precipitação foi registrada na região sul do país. No oeste do Rio Grande do Sul as chuvas registraram números entre 15 e 30 milímetros. Em Santa Catarina a precipitação acumulada registrada ficou entre 9 e 15 milímetros. 

Também foram registradas chuvas em alguns pontos do Mato Grosso. No norte do estado, na divisa com o Amazonas, foram registradas precipitações entre 15 20 e 30 milímetros. 

No Mato Grosso do Sul, também em pontos isolados, as chuvas registraram 15 milímetros de precipitação. No Tocantins foram registradas chuvas de 30 mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada das últimas 24 horas em todo o Brasil: 

Precipitação últimas 24 horas - 05/11
Fonte: Inmet 

Previsão estendida para todo o Brasil

No período de 06 até 13 de novembro, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), indica chuvas na maior parte do país, com execeção da região Nordeste, que continua com uma massa de ar seco. 

Segundo o NOAA, chuvas expressivas podem ser registradas na região sudeste, sobretudo nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Já as previsões para o período de 13 a 21 de novembro, indicam que as chuvas devem avançar a atingir alguns pontos do Maranhão. As chuvas continuam previstas para a região Sudeste e pontos do Centro-Oeste. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 05/11
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Lavoura de milho no município de Ibiaçá (RS) Envio do produtor Elton Defaveri
Lavoura de milho no município de Ibiaçá (RS) Envio do produtor Elton Defaveri

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Pós Florada lavoura de café em Matipó (MG). Envio de Léo Gardingo
Pós Florada lavoura de café em Matipó (MG). Envio de Léo Gardingo

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário