Tempo: Chuvas para o Centro-Oeste, Sudeste e áreas do Matopiba; RS só deve ter chuvas dia 16

Publicado em 13/01/2020 11:00

LOGO nalogo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a semana inicia com previsão de chuvas para áreas do Matopiba, Centro-Oeste e Sudeste do país. Segundo os mapas, os volumes tendem a ser mais expressivos em Goiás, Tocantins e Espírito Santo.

No Centro-Oeste, são esperadas chuvas em todo o Mato Grosso, com precipitação entre 20 e 30 milímetros. As mesmas condições são esperadas para o Mato Grosso do Sul. Ainda no Centro-Oeste, a previsão também indica volumes expressivos para o norte de Goiás, com precipitação entre 40 e 60 milímetros. Também há chuva prevista para o sul do Tocantins, com precipitação entre 30 e 40 mm. 

No Matopiba os volumes tendem a continuar expressivos no Maranhão e para a região norte do estado o Inmet emitiu um alerta de acumulados de chuvas. "Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco", afirma. Nas demais áreas do Matopiba as chuvas já começam a ficar com volumes mais baixos, lembrando que a previsão indica um período de estiagem de sete dias para os quatro estados. 

Já na região Sudeste do país, o modelo Cosmo indica chuvas em todo o estado de São Paulo e os maiores volumes são esperados para o norte do estado, entre 30 e 40 mm. "Após a passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo, a semana começa com o tempo instável no estado. Tem previsão de chuva em todas as regiões paulistas, e a temperatura fica mais baixa em relação aos últimos dias", afirma a Climatempo. 

No Espírito Santo, são esperadas chuvas mais volumosas com até 70 milímetros de precipitação em algumas áreas. Também chove no sul de Minas Gerais, porém em volumes baixos. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

 

Volta a chover no RS apenas na quinta-feira 

Após um final de semana com chuvas significativa na região sul do país, as previsões indicam tempo estável até a próxima quinta-feira (16) na região. Produtores locais têm sofrido com a falta de chuvas, sobretudo no Rio Grande do Sul onde já se fala em quebra na produtividade. 

A partir de quinta-feira, uma nova frente passa pela região e o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir do dia 16 os volumes voltam a ficar expressivos e são esperados acumulados entre 30 e 40 milímetros de precipitação, sendo os maiores volumes esperados a região sul do estado. A previsão indica que ao longo da quinta-feira as condições devem avançar, podendo ser registradas precipitações de até 60 milímetros em toda área central. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para o sul do país nas próximas 48 horas: 

Sul - Inmet
Fonte: Inmet 

Últimos três dias 

Nos últimos três dias choveu de maneira expressiva no sul do país, com destaque para o Rio Grande do Sul onde foram registrados os maiores volumes. 

Segundo os dados do Inmet, choveu em todas as regiões do Rio Grande do Sul, com precipitações de até 40 milímetros. Em alguns pontos da região central do estado foram registrados acumulados de até 80 mm. 

Ainda no sul do país, também choveu em Santa Catarina com precipitações entre 30 e 40 milímetros. Já no Paraná, os maiores volumes foram registrados na região, com acumulados entre 25 e 40 mm. 

No Matopiba, os maiores volumes foram registrados no norte do Maranhão, entre 50 e 100 mm de precipitação. Nas demais regiões do Matopiba os volumes foram mais baixos, ficando entre 25 e 30 mm, com execeção da Bahia onde não foram registradas chuvas significativas. 

Já no Centro-Oeste choveu em todo o Mato Grosso e Goiás, com precipitações entre 25 e 30 milímetros nos dois estados. No Mato Grosso do Sul os volumes foram mais baixos e choveu apenas na região leste do estado. 

Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos três dias em todo o Brasil: 

Útimos três dias - Inmet
Fonte: Inmet 

Lavoura de soja TMG 7262 em Itapejara do Oeste (PR). Envio de Rodrigo Leandro Guzzo
Lavoura de soja TMG 7262 em Itapejara do Oeste (PR). Envio de Rodrigo Leandro Guzzo

Centro de Treinamento Bayer — Cotrisal em Sarandi (RS). Envio de Gilmar Mueller Medeiros
Centro de Treinamento Bayer — Cotrisal em Sarandi (RS). Envio de Gilmar Mueller Medeiros​

Fazenda tropical em Pedro Afonso (TO). Envio de Eduardo Vieira
Fazenda tropical em Pedro Afonso (TO). Envio de Eduardo Vieira

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário