Semana inicia com mais chuvas na região do café; pancadas previstas para região da soja na Bahia

Publicado em 20/01/2020 10:15 e atualizado em 20/01/2020 11:24
4196 exibições

LOGO nalogo

A semana inicia com previsão de mais chuva para o Sudeste do país nas próximas 48 horas. Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas ainda acontecem devido ao corredor de umidade que passou pelo Centro-Oeste e Sudeste do país durante o final de semana.

O modelo Cosmo do Inmet aponta que os volumes mais expressivos continuam sendo esperados para a região do café em Minas Gerais, com precipitações entre 30 e 50 milímetros. Os mapas indicam ainda que na quarta-feira (22), as precipitações tendem a ser mais expressivas - entre 40 e 50 milímetros, podendo chover inclusive no norte de Minas Gerais, região onde uma massa de ar seco foi predominante nas últimas semanas.

Segundo Andrea, as chuvas também voltam a avançar para o nordeste nesta semana e os volumes tendem a ser mais expressivos no Maranhão e Piauí nos próximos dias, já no oeste da Bahia as chuvas ainda devem continuar acontecendo com irregularidades, de maneira isolada e em formas de pancadas.

"Mas no decorrer desta semana, a circulação dos ventos sobre o Brasil, em diversos níveis da atmosfera, vai favorecer o aumento das condições para chuva em todos os estados nordestinos. A chuva volta a cair forte sobre a Bahia", destaca a Climatempo.

Já a região sul do país deve iniciar a semana sem chuvas expressivas nos três estados. Segundo o Inmet, há possibilidades de pancadas de chuvas devido às altas temperaturas e a tendência é de que as pancadas aconteçam no oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. 

Veja a precipitação prevista para todo o Brasil nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Previsão estendida para todo o Brasil

No período de 20 de até 28 de janeiro, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), prevê chuvas em maiores volumes nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste. 

Segundo o NOAA, neste período os volumes tendem a continuar expressivos em todo o Sudeste, com precipitações entre 125 e 150 milímetros. Algumas áreas podem ter acumulados de mais de 200 mm. No Centro-Oeste e Nordeste, os volumes tendem a ficar entre 90 e 100 milímetros.

Já no período entre 28 de janeiro e 5 de fevereiro, o NOAA indica que as condições de chuva devem começar a descer ao sul do país. Neste período, as chuvas tendem a ficar entre 80 e 100 mm no Paraná e em Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, os volumes tendem a continuar mais baixos, de até 40 mm no no norte do estado. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA
Fonte: Inmet 


Últimos três dias

Nos últimos três dias os volumes mais expressivos foram registrados no Sudeste do país. 

Confirmando as previsões, choveu de maneira expressiva em toda a região do café. Em Minas Gerais os volumes ficaram entre 40 e 50 milímetros de precipitação. No Espírito Santo, os acumulados ficaram entre 80 e 100 mm no sul do estado. 

Também foram registradas chuvas no Centro-Oeste do país. No sul do Mato Grosso, os volumes ficaram entre 30 e 50 mm. Já no Mato Grosso do Sul os maiores acumulados foram registrados no norte do estado, com precipitação entre 25 e 30 mm. 

Na região do Matopiba, os maiores volumes foram registrados no norte do Maranhão, com acumulados entre 30 e 50 mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos três dias em todo o Brasil: 

3 dias - Inmet
Fonte: Inmet 

Cacho de uva foto tirada na casa do produtor em Papanduva (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek
Cacho de uva foto tirada na casa do produtor em Papanduva (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek

Foto em em Jaborandi (BA). Envio do Engenheiro Agrônomo Armando Ayres de Araujo
Foto em em Jaborandi (BA). Envio do Engenheiro Agrônomo Armando Ayres de Araujo​

Soja Raio Produtor Rodrigo Guzzo e consultor Wilson Deito em Espigão alto do Iguaçu (PR)
Soja Raio Produtor Rodrigo Guzzo e consultor Wilson Deito em Espigão alto do Iguaçu (PR)​

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 

WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia
 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário