Chuvas dos próximos dias podem atrapalhar colheita da soja no Centro-Oeste

Publicado em 30/01/2020 10:27

LOGO nalogo

A previsão indica que chuvas volumosas devem chegar em áreas do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais nos próximos dias, podendo trazer transtornos para os produtores de soja que estão em fase de colheita e pretendem iniciar o plantio do milho safrinha. Segundo o meteoroliogista Tiago Robles, da Oráculo Meteorologia, as chuvas expressivas devem acontecer devido a formação de uma possível Zona de Convergência que pode atingir os três estados. 

De acordo com os mapas da Oráculo, já há previsão de chuvas entre o período de 30 de janeiro até 3 de feveiro, sendo os maiores volumes esperados para o oeste do Mato Grosso, com precipitações de até 50 milímetros. Neste período, em Goiás e Minas Gerais, onde os volumes vêm sendo expressivos nos últimos dias, as chuvas tendem a dar uma trégua. 

O meteorologista destaca que é importante que o produtor que já está fazendo a colheita aproveite o período de tempo mais firme para, se possível, acelerar os trabalhos nas lavouras. Os modelos indicam que a partir do dia 4 de fevereiro, as chuvas devem ganham volumes significativos, trazendo transtornos na hora de fazer a colheita. 

No Mato Grosso, são esperados acumulados entre 100 e 200 milímetros de precipitação para o leste do estado. Os mesmos volumes podem ser registrados no norte do Goiás e norte de Minas Gerais. Chove nas demais áreas dos três estados, com precipitações previstas entre 50 e 100 mm. 

A tendência é que continue chovendo entre 09 de 13 de fevereiro, porém mais de maneira mais concentrada. "É uma condição mais favorável e o produtor tem que estar atento para concentrar tudo no período da manhã", afirma destacando que neste período as chuvas tendem a acontecer em formas de pancadas e no final da tarde. 

Veja o mapa de previsão de precipitação dividido entre três períodos: 

Previsão - Oráculo 30/01
Fonte: Oráculo Meteorologia

As previsões continuam indicando chuvas para as próximas 24 horas em toda a região sul do país. Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Rio Grande do Sul os volumes tendem a ser mais expressivos no norte do estado, com precipitação entre 20 e 40 milímetros. Também há condição de chuvas para as demais regiões, porém em volumes mais baixos. 

Já em Santa Catarina e Paraná, são esperados acumulados entre 20 e 30 milímetros. Em Santa Catarina as chuvas mais volumosas tendem acontecer no sul do estado e no Paraná no Centro-Oeste. 

As previsões seguem indicando  possibilidades de chuvas para o Sudeste, inclusive nas regiões onde os volumes têm sido expressivos nos últimos dias. A boa notícia, é que a atuação do corredor de umidade já está mais fraca em toda a região e os volumes esperados são bem mais baixos quando comparados com as chuvas das últimas semanas. 

Minas Gerais teve os maiores acumulados de chuvas registrados nas últimas 24 horas. Segundo dados do Inmet, na região central do estado os acumulados ficaram entre 30 e 50 milímetros de precipitação. 

Veja o mapa de precipitação acumulada em todo o país nas últimas 24 horas: 

últimas 24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Veja o mapa de precipitação prevista para todo o país nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet 31/01
Fonte: Inmet 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • EMERSON LUIZ BETANIN ASSIS CHATEAUBRIAND - PR

    Ainda bem que essa área de milho já colheu

    0