Bloqueio impede que chuvas cheguem no Rio Grande do Sul; demais regiões seguem com previsão de chuvas

Publicado em 06/02/2020 10:38 e atualizado em 06/02/2020 11:12

LOGO nalogo

As previsões indicam que a região sul do país continuará sem chuvas, pelo menos, até o início da próxima semana. Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe a aproximidade de uma frente fria vinda da Argentina para a região, mas um sistema de alta pressão na atmosfera impede que as condições de chuvas cheguem na região, sobretudo no Rio Grande do Sul, onde a situação é mais crítica e a irregularidade de chuvas já sinalizam quebra de produtividade tanto para a soja, quanto nas lavouras de milho. 

Segundo os modelos do Inmet, o Rio Grande do Sul pode receber algum volume de chuva apenas na próxima segunda-feira (10). Ainda assim, a tendência é que os acumulados fiquem abaixo do necessário, entre 5 e 16 milímetros de precipitação. Já no Paraná e em Santa Catarina, as previsões indicam chuvas mais expressivas a partir de sábado (8). De acordo com o Inmet, a região leste dos dois estados devem ter acumulados entre 20 e 30 mm. Há previsão de chuvas para as demais áreas, porém em volumes mais baixos. 

Já nas demais regiões do país, as próximas 24 horas serão de chuvas volumosas para o Centro-Oeste, Sudeste e região do Matopiba. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que destaca que os sistemas que estão atingindo as três regiões desde o início da semana, continuam atuando sem perder forças, além de serem considerados característicos do Verão. 

De acordo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, a quinta-feira (6) já começou com chuvas no Centro-Oeste e Matopiba e os volumes tendem a ficar mais expressivos ao longo dia, com destaque para Goiás - região onde são esperados os maiores acumulados. 

O modelo Cosmo aponta precipitações entre 20 e 40 milímetros para as próximas 24 horas, com previsão de aumento e acumulados de até 60 milímetros a partir de sábado (8). 

As chuvas em todo o Centro-Oeste levam preocupação ao produtor, porque caso continuem em volumes expressivos, podem atrapalhar os trabalhos de colheita nas lavouras. No Mato Grosso, região onde vem sendo registradas chuvas desde o início desta semana, a tendência é que os volumes fiquem ainda mais expressivos no final de semana. Os modelos indicam precipitação de até 50 milímetros em várias regiões do estado. 

"Condição de muita instabilidade e também muita chuva prevista para o Matopiba hoje", afirma o meteorologista Heráclio Alves. Segundo o Cosmo do Inmet, há previsão de chuvas para os quatro estados que compõem a região do Matopiba. 

Nas próximas 24 horas são esperadas chuvas para todo o estado do Tocantins, com precipitação entre 20 e 40 milímetros, sendo os maiores acumulados esperados para o norte do estado. São previstas chuvas para o Maranhão, porém em volumes mais baixos nesta terça-feira, com possibilidade de temporais devido às altas temperaturas. 

Já no oeste da Bahia, os volumes devem ser mais expressivos nas próximas 36 horas. As mesmas condições são esperadas para o Piauí, onde os volumes tendem a serem maiores no sul do estado. 

Continua chovendo em todo o Sudeste do país nos próximos dias. Os modelos seguem indicando bons volumes para Minas Gerais, sendo os maiores acumulados esperados para o oeste do estado, com precipitações entre 20 e 40 milímetros. Os mesmos volumes são esperados para o norte de São Paulo. Há previsão de chuvas para as demais regiões, porém em volumes mais baixos. Rio de Janeiro e Espírito Santo também devem receber chuvas, porém em volumes baixos. 

Veja a previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet 06/02
Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas 


Nas últimas 24 horas os maiores volumes  foram registradas na região norte do país, com destaque para o Matopiba onde foram registrados volumes expressivos. 

Segundo dados do Inmet, choveu em todo o estado do Maranhão, com precipitações entre 20 e 30 milímetros. Os mesmos volumes foram registrados no Piauí, ficando os maiores acumulados para o oeste do estado, onde as precipitações chegaram a 50 mm. 

Também choveu no oeste da Bahia, com volumes entre 20 e 25 mm. Já no Tocantins, os maiores acumulados foram registrados na região norte do estado, com precipitação de até 30 mm. 

Choveu em todo o Mato Grosso do Sul, sendo os maiores acumulados registrados no leste do estado. De acordo com o Inmet, nesta região os volumes chegaram a 400 milímetros de precipitação. 

Já no Sudeste do país, confirmando as previsões choveu em Minas Gerais em São Paulo. No estado mineiro os volumes ficaram entre 20 e 30 mm em todo o estado, com exceção da região leste onde não foram registrados volumes expressivos. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil: 

24 horas - Inmet 06/02
Fonte: Inmet 
 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário