Previsão indica mais chuvas para o Centro-Oeste e Sudeste no final de semana

Publicado em 28/02/2020 09:43

LOGO nalogo

A previsão indica que o final de semana será de mais chuvas para o Centro-Oeste e Sudeste do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o canal de umidade ainda tem forte atuação no centro do Brasil e chuvas expressivas são esperadas. 

No Centro-Oeste, os maiores volumes tendem a continuar concentrados no estado do Mato Grosso, onde são esperados volumes entre 20 e 40 milímetros de precipitação, podendo chegar a 50 mm em áreas da região sul do estado. Ainda no Centro-Oeste, deve chover em todo o Goiás, com acumulados previstos entre 20 e 30 milímetros. Apenas no Mato Grosso do Sul deve permanecer com tempo estável durante os próximos dias. 

Já no Sudeste, São Paulo passa a ter tempo estável e a tendência é que chova de maneira expressiva em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, aponta que todo o estado de Minas Gerais pode ter chuvas expressivas, atingindo inclusive a região do café. Cidades produtoras de café registram chuvas acima da média esperada para o mês de fevereiro.

Imagens de Satélite do Inmet mostram corredor de umidade no Centro do país: 

Satélite - Inmet - 28/02
Fonte: Inmet 
 

O modelo Cosmo aponta volumes entre 30 e 40 milímetros para o sul de Minas e precipitação de até 60 milímetros para o leste do estado. No sábado (29), o oeste mineiro pode receber chuvas de mais de 100 mm de precipitação. Os volumes tendem a ser mais baixos no norte do estado.  Também chove no Rio de Janeiro e Espírito Santo, porém em volumes mais baixos quando comparados com a previsão para Minas Gerais. Os mapas apontam chuvas de até 30 milímetros para os dois estados. 

A região do Matopiba também terá um final de semana com bastante instabilidade. Nas próximas 24 horas, são esperadas chuvas entre 20 e 40 milímetros para o estado do Tocantins. As previsões indicam ainda chuvas para o Maranhão, com precipitação entre 20 e 30 milímetros.  "O extremo oeste da Bahia também pode receber nas próximas horas, devido à Zona Atlântica Tropical", destaca Heráclio. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet - 28/02
Fonte: Inmet 
 

Já para o Sul do país, as previsões não indicam chuvas para os próximos três dias. De acordo com o meteorologista, a massa de ar frio em toda a região impede que se formem condições de chuvas na região. As temperaturas em todo o sul do país passam a ficar mais altas a partir desta sexta-feira e as máximas devem ficar entre 34 e 35 graus nos três estados durante o final de semana. 

O mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) aponta a tendência de retorno das chuvas para o sul do país a partir do dia 7 de março, mas ainda com volumes baixos.  De acordo com o modelo, neste período os volumes tendem registrar até 25 milímetros de precipitação. Durante este período, a tendência é que as chuvas continuem mais intensas no norte do país. 

Veja o mapa de precipitação estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 28/02
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Plantio de milho safrinha, em Maringá (PR). Envio por Dorival Baveloni
Plantio de milho safrinha, em Maringá (PR). Envio por Dorival Baveloni​

Lavoura de Soja Agroeste 3730, em Nazareno (MG). Envio por Lamaro Ribeiro Andrade
Lavoura de Soja Agroeste 3730, em Nazareno (MG). Envio por Lamaro Ribeiro Andrade​

Plantio de Milho Safrinha, em Santo Antônio do Leste (MT). Envio de Adriano Guerrero
Plantio de Milho Safrinha, em Santo Antônio do Leste (MT). Envio de Adriano Guerrero​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário