Rio Grande do Sul terá mais uma semana de seca; muita chuva para o Centro-Oeste e Sudeste

Publicado em 02/03/2020 09:41

LOGO nalogo

A falta de chuva na Rio Grande do Sul continua preocupando produtores de soja de todo o estado. As previsões do tempo não indicam chuvas para a próxima semana em nenhuma área do estado e já há perdas significativas na produtividade na safra 2020/21 de soja. 

Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), enquanto um canal de umidade atua no Centro do país, a tendência é que o Sul fique sem chuvas expressivas, podendo ser registradas algumas pancadas apenas no leste de Santa Catarina e Paraná. "Continua as condições de chuvas em Santa Catarina e Paraná. Enquanto o canal estiver atuando, é esperado que o extremo norte e extremo sul do país fiquem sem chuvas", afirma. 

O produtor de soja do Rio Grande do Sul sofre com as irregularidades das chuvas desde o início do ano. Segundo meteorologistas, as frentes frias até se formam na região, mas passam de maneira muito rápida e acabam levando as chuvas para outras regiões. Além do canal de umidade em atuação nas demais regiões, uma massa de ar frio também impedem novas chuvas.

O mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) aponta a tendência de retorno das chuvas para o sul do país a partir do dia 7 de março, mas ainda com volumes baixos.  De acordo com o modelo, neste período os volumes tendem registrar até 25 milímetros de precipitação. Durante este período, a tendência é que as chuvas continuem mais intensas no norte do país. 

Veja o mapa de previsão estendida: 

NOAA
Fonte: Inmet 

Já no Centro-Norte do país a situação é oposta e os volumes expressivos de chuvas atrapalham os trabalhos de colheita no Mato Grosso. De acordo com o Inmet, a tendência é que os volumes continuem expressivos em todo o Centro-Oeste e também no Sudeste do Brasil nos próximos dias. 

O modelo Cosmo aponta acumulados entre 20 e 40 milímetros de precipitação para o Mato Grosso nas próximas 24 horas. Ainda no Centro-Oeste também são esperadas chuvas entre 20 e 40 milímetros em todo o Goiás. Já o Mato Grosso do Sul tende a continuar sem chuvas nos próximos dias, de acordo com o Inmet. Vale lembrar que não estão descartadas pancadas de chuvas, características do Verão em toda a região. 

Segundo Olívio, a situação é mais delicada no Sudeste, como em Minas Gerais e Espírito Santo, regiões que recebem volumes expressivos desde o final de semana. 

Estações meteorológicas do Inmet registraram acumulados de até 190 mm em Vila Velha/ES, no estado do Rio de Janeiro foram registradas chuvas de 74 mm. O modelo Cosmo aponta chuvas entre 20 e 40 milímetros para todo estado de Minas Gerais, sendo os maiores volumes esperados para o centro do estado. 

Segundo Olívio, a tendência é que as condições permaneçam sem grandes mudanças nas próximas 48 horas. "É esperado que o canal se desloque um pouco para o leste do Nordeste, levando chuvas para essa região", afirma. 

Também continua chovendo em toda a região do Matopiba nas próximas 24 horas. O modelo Cosmo aponta volumes expressivos para o Tocantins, entre 30 e 50 milímetros. No Maranhão são esperadas chuvas para todo o estado, com precipitação entre 20 e 30 milímetros. Também chove no oeste da Bahia, porém em volumes mais baixos.  

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

Inmet - 93 horas
Fonte: Inmet 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rudinei Luis Erpen Lagoão - RS

    Situação complicadíssima aqui no Rio Grande do Sul..., se as previsões se confirmarem as perdas serão iguais ou piores que as registradas em 2005..., muitas lavouras não irão nem ter que ser colhidas, pois a umidade está muito baixa, e dia-a-dia estão com menos folhas e mais plantas mortas... Realmente será um ano que nós, produtores, teremos que ter muita superação e muita força para conseguir seguir em frente... Força para todos nós, produtores gaúchos!

    1
    • cARLOS ALBERTO DAL CASTEL Carazinho - RS

      As perdas serão realmente significativas.... algo em torno de 50 % no Estado, pois nesta última semana o quadro se agravou....

      2