Outono deverá ter El Niño fraco com chuva na média ou acima da média, diz Inmet

Publicado em 23/03/2020 14:08

LOGO estadao

A previsão para o outono indica fenômeno El Niño fraco, segundo o Prognóstico Climático de Outono do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme a análise, divulgada pelo Ministério da Agricultura, a probabilidade de ocorrência do fenômeno é de 65% durante a estação que começa na madrugada desta sexta-feira (20). "A chuva deve ficar na média até acima da média em boa parte do Brasil, inclusive na região Sul."

Para a Região Sudeste, a previsão do Inmet é de chuvas dentro da faixa normal ou abaixo para os próximos três meses, exceto no sul do Espírito Santo, onde as chuvas devem ser ligeiramente acima da média. As temperaturas devam permanecer próximas à média ou ligeiramente abaixo, exceto em Minas Gerais, onde a previsão indica temperaturas acima da média para o trimestre.

No Centro-Oeste, o outono deve ter chuvas próximas ou abaixo da média, exceto no nordeste e no sudoeste mato-grossense, bem como no leste de Mato Grosso do Sul. "A partir de maio, começa o período seco na parte central do País. As temperaturas deverão ser de normal a acima da média em toda região."

No Sul, o prognóstico indica que chuvas de normal a ligeiramente acima média sobre a metade leste de Santa Catarina e litoral gaúcho. Nas demais áreas a previsão é de chuvas abaixo da média. "Normalmente, as incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, provocam o declínio das temperaturas, com possibilidade de haver a incidência de geadas, principalmente em áreas serranas, à medida que se aproxima do inverno."

Na região Nordeste, as chuvas devem ficar acima da média em grande parte dos Estados, onde até meados do mês de abril devem persistir sobre a parte norte desta área. A previsão também indica chuva próxima a média ou ligeiramente abaixo sobre a parte centro-oeste da Bahia, assim como temperaturas mais elevadas.

Por fim, no Norte, as chuvas deverão permanecer acima da média, principalmente no nordeste do Amazonas e Pará. Já no norte do Amazonas, noroeste de Roraima e sudoeste do Pará, as probabilidades indicam chuvas abaixo da faixa normal. "A previsão também indica predomínio de temperaturas próximas a média e ligeiramente abaixo em grande parte da região Norte", diz o Inmet.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário