Pausa nas chuvas no oeste da Bahia vai favorecer colheita nos próximos dias

Publicado em 31/03/2020 10:34 e atualizado em 31/03/2020 13:10

LOGO nalogo

Após chuvas volumosas para todo o Matopiba durante o mês de março, a previsão indica uma trégua nos volumes expressivos nos quatro estados, o que deve favorecer o trabalho de colheita em toda a região. Segundo os modelos do Instituto Nacional de Meteorologia, o Matopiba deve ter pelo menos uma semana de trégua das chuvas constantes. 

Segundo o presidente da Aprosoja Bahia, Alan Juliani, em comparação com os anos anteriores o estado recebeu mais chuvas, mas até o momento o cenário é positivo nas lavouras tendo em vista que a soja foi plantada mais tarde nesta safra, também devido aos problemas climáticas. Produtores começaram a colheita há pouco mais de uma semana na região e 20% da soja já foi colhida.

"Essa pausa nas chuvas vai ser importante pra gente avançar na colheita. Não precisa parar de chover totalmente, mas os cinco dias que a previsão aponta já ajudará bastante", destaca o presidente. Segundo a Aprosoja Bahia a expectativa de produtividade da soja 2020/21 é de 60 sacas por hectare, mas devido ao bom desenvolvimento, segundo Alan, algumas lavouras podem ultrapassar essa média. 

Os mapas de precipitação acumulada do Inmet apontam que nos últimos 30 dias todo o Matopiba recebeu chuvas entre 200 e 300 milímetros de precipitação. Os maiores volumes foram registrados na região norte do Maranhão, Piauí e Tocantins. Produtores do Piauí desde semana passada enfrentam problemas de logística na Serra das Laranjeiras, que teve parte do acesso bloqueado por conta do excesso de água. 

A expectativa de produtividade para área da Serra das Laranjeiras, é de 55 sacas por hectare, número que é considerado dentro da média. Até o momento Alzir destaca que as chuvas não geraram impactos negativos nas lavouras e cerca de 10% da soja já foi colhida. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 30 dias: 

30 dias Matopiba - Inmet - 31/03
Fonte: Inmet 
 

De acordo Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) a tréguas nos volumes devem durar poucos dias em toda a região. No período entre 31 de março e 8 de abril, são previstas chuvas ainda para o norte do Maranhão e Piauí, com precipitação entre 80 e 100 milímetros. Tocantins e Bahia também podem receber chuvaas, mas em volumes mais baixos. 

A partir do dia 9 a tendência é que os volumes voltem a ficar expressivos em todo o Matopiba, incluindo os dois estados. O NOAA aponta que neste período, os aucmulados podem ficar acima de 100 milímetros nos quatros pontos do Matopiba. Para as próximas 36 horas o Cosmo do Inmet, ainda aponta chuvas entre 20 e 30 milímetros para o norte do Maranhão e Piauí, indo de encontro com as indiações do NOAA. Já para as demais regiões também não há previsão de chuvas expressivas nos próximos dias.

Veja o mapa de previsão estendida para todo o país: 

NOAA - 31/03
Fonte: NOAA

 

Outras regiões 


Todo o Centro-Oeste também terá uma trégua nas chuvas nas próximas horas. O modelo Cosmo do Inmet não aponta volumes expressivos para essa região até, pelo menos, a próxima sexta-feira (3). "o tempo quente, úmido e abafado predomina em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. A partir da tarde são esperadas pancadas de chuva isoladas de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento, principalmente no sul de Goiás e no sul, oeste e norte de Mato Grosso", destaca a Climatempo. 

Já para o Sudeste do país, continuam sendo previstas chuvas para Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Nas próximas horas o volumes devem ficar entre 20 e 30 milímetros em parte dos três estados. Nas demais áreas do interior, no litoral e na Grande SP, a previsão é de sol forte nesta terça, esquenta bastante ao longo do dia e não chove. As máximas vão ficar em torno dos 30°C, inclusive na capital paulista, de acordo com a Climatempo. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil:

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário