Tempo: Final de semana será de instabilidades no Sudeste e Centro-Oeste do país

Publicado em 03/04/2020 10:57

LOGO nalogo

O avanço de uma nova frente fria deve levar condições de chuvas para o Sudeste do Brasil neste final de semana. A frente fria vem associada a um ciclone extratropical que também pode provocar ventos fortes no Rio de Janeiro e São Paulo. As previsões apontam ainda que o cenário de instabilidade na região deve permanecer por todo final de semana. 

A Climatempo destaca ainda que o deslocamento do sistema deve acontecer de maneira rápida, levando condições de chuvas e ventos fortes. "Pelo interior e capital, paulista, não há expectativa de tempestades, mas ocorrem pancadas de chuva com raios entre o período da manhã e a tarde com rajadas de vento podem chegar até 60km/h em algumas localidades", afirma. 

Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nas próximas 24 horas estão previstas chuvas mais expressivas para o sul de Minas Gerais, norte de São Paulo, Rio de Janeiro e Centro-Sul do Espírito Santo. Ainda de acordo com os mapas, no sábado (4) as chuvas podem ficar mais expressivas no Espírito Santo, com precipitação entre 20 e 40 milímetros. 

"A umidade se espalha sobre a maioria das áreas mineiras e volta chover em form de pancadas isoladas no norte de Minas. As capitais Vitória e Belo Horizonte seguem com previsão de chuva no primeiro sábado de Abril. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, não há expectativa de chuva, inclusive nas capitais", afirma a Climatempo. 

Já para as demais regiões do país, a previsão indica chuva para oeste do Mato Grosso. Segundo os mapas, nesta região os volumes podem chegar até 50 milímetros de precipitação. Também há previsão de chuvas para as demais áreas do Centro-Oeste, porém em volumes mais baixos.

As previsões continuam indicando uma pausa de volumes expressivos para o Matopiba durante o final de semana. Produtores de soja dos quatro estados precisam de tempo estável para concluir os trabalhos de colheita da soja, o que indica que o cenário é positivo e o clima pode ajudar neste processo. 

Segundo o Inmet, no próximo dia 6 parte do Piauí e Maranhão podem voltar a receber volumes mais expressivos, entre 20 e 50 mm de precipitação. Oeste da Bahia deve continuar com tempo firme e Tocantins e Maranhão podem ter chuvas em volumes baixos.  

Também para o dia 6 os modelos começam apontar o avanço de um novo sistema para o sul do país, que deve atingir apenas o oeste de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e parte do Paraná. Produtores de soja da região enfrentaram grandes problemas com as condições climáticas neste ano em toda a região pela irregularidade das chuvas. 

Mais uma vez, os modelos apontam que o sistema passará de forma muito rápida pela região. E as precipitações devem ser mais expressivas em Santa Catarina, entre 20 e 40 mm. As demais regiões devem receber chuvas com menos de 20 milímetros de precipitação. 

Veja o mapa de precipitação acumulado para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário