Feriado terá retorno das chuvas no Matopiba e quedas de temperaturas no sul do Brasil

Publicado em 09/04/2020 10:48 e atualizado em 11/04/2020 20:44

LOGO nalogo

A previsão do tempo indica que o feriaod de Páscoa será de muita chuva para Matopiba e pontos de Centro-Oeste, além de declínio das temperaturas para o Sul e Sudeste do Brasil. 

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem marcar o retorno dos volumes expressivos para os quatro estados do Matopiba e acontecem sob influência da frente fria que começou a semana atuando no sul do Brasil e segue avançando para a região norte. 

Ao longo desta quinta-feira (5) o sistema avança e os maiores acumulados são esperados para o norte de Minas Gerais e sul da Bahia. O Inmet emitiu um alerta de chuvas intensas para as duas regiões e os volumes expressivos também podem atingir o oeste da Bahia, região de produção agrícola do estado. O modelo Cosmo aponta chuvas de até 60 milímetros nas duas regiões. 

Ainda no Matopiba, o dia também será marcado por chuvas expressivas no Tocantins. Segundo os modelos do Inmet, chove desde a madrugada em todo o estado e os volumes previstos ficam entre 30 e 40 mm, podendo chegar a 60 mm em áreas da região Norte. Durante o feriado as condições devem avançar e passará a chover de maneira mais volumosas nas demais regiões. 

O norte do Mato Grosso também tem previsão de chuva nas próxima 24 horas. Segundo o Inmet, os volumes devem ficar entre 20 e 50 milímetros de precipitação, mas apenas na área norte do estado, centro e sul devem permanecer sem chuvas. As mesmas condições são esperadas para o Goiás.   

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Já para o Centro-Sul do país a previsão aponta um declínio de temperatura. Segundo a meteorologista, a queda de temperatura acontece após a passagem da frente fria e o frio de origem polar deve continuar nos próximos dias principalmente na região. O Inmet emitiu ainda um alerta de possibilidade de geadas para áreas de Santa Catarina e Paraná nos próximos dias, também há chance de geada para região serrana do Rio Grande do Sul.

De acordo com as previsões do Inmet, em todo o sul do Brasil as temperaturas não devem ultrapassar os 16 graus durante todo o feriado.  Nas últimas 24 horas a cidade de Curitibanos/SC registrou mínima de 3.9ºC. Há ainda possibilidade de pancadas de chuvas de maneira isolada no leste e nordeste do Rio Grande do Sul. 

O ar polar também deve derrubar as temperaturas em São Paulo. Segundo os mapas do Inmet, na sexta-feira (10) as mínimas previstas devem ficar entre 14 e 16 graus em todo o estado. Já a temperatura máxima não deve ultrassapr os 20 graus. 

Veja o mapa de previsão de temperatura prevista para todo o país: 

Temperatura - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário