Tempo: Com exceção da Bahia, todo o Matopiba deve ter chuvas nesta 3ª; previsão de chuvas para área do café no Sudeste

Publicado em 21/04/2020 10:08

LOGO nalogo

A previsão indica que a terça-feira será de muita chuva para as áreas do Matopiba. Segundo os modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apenas o oeste da Bahia não deve receber acumulados expressivos nas próximas 24 horas. Os modelos apontam a continuidade das chuvas até pelo menos a próxima quinta-feira (23) em toda a região. 

Os modelos apontam que as áreas de instabilidade continuam atuando com força no Centro-Norte do país. Para o Tocantins são previstos os maiores acumulados na região norte do estado, com precipitação entre 20 e 50 milímetros de precipitação. Também há previsão de chuvas para a região sul, porém em volumes mais baixos. 

Já no Maranhão a tendência é de que chova de maneira expressiva em todas as regiões, com precipitações previstas entre 20 e 40 milímetros. No norte do Piauí os volumes devem ser ainda mais expressivos, podendo ser registrados acumulados acima de 60 mm. 

Imagens de satélite no período da manhã mostram condição de chuvas nas áreas do Matopiba: 

Imagens de Satélite - Inmet - 21/04
Fonte: Inmet 

Já o Centro-Sul do país não deve receber chuvas nos próximos dias. A situação é delicada principalmente na região sul do Brasil, onde produtores já enfrentaram problemas na produção de soja pela irregularidade das chuvas e temem agora que também sejam registrados prejuízos no milho safrinha e demais culturas de inverno. Além da falta de chuvas, a possibilidade de geadas também leva preocupações ao produtor. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as chuvas não acontecem na região por conta de uma massa de ar frio que cobre os três estados. Os modelos apontam que no dia 27 há possibilidade de uma chuva atingir o Rio Grande do Sul, porém de maneira muito rápida e sem atingir todas as regiões. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para a região sul do Brasil:

174 horas - Inmet - Sul - 21/04
Fonte: Inmet 

A Climatempo destaca que a terça-feira (21) será de tempo estável, mas de temperaturas mais baixas em todo o estado de São Paulo. "Deve fazer um pouco de frio durante as noites e as madrugadas dos próximos dias, mas a temperatura sobe durante as tardes e fica amena", destaca. 

Ainda de acordo com a previsão, em áreas de região agrícola apenas a região de Franca, na região do café, pode receber chuvas nas próximas horas. "Apenas a região de Franca, no norte do estado de São Paulo, pode ter pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Nas demais áreas do estado, incluindo a Grande São Paulo, o tempo fica firme, com sol e sem previsão de chuva", afirma. 


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário