Monitoramento dos rios é fundamental para controle da estiagem em SC

Publicado em 01/06/2020 09:40 87 exibições

Há quase um ano uma grande estiagem hidrológica persiste em Santa Catarina, situação não vista no estado há pelo menos 14 anos. Dados de quantidade de chuva e do nível dos rios são monitorados e avaliados pelo setor de hidrologia da Epagri/Ciram e são fundamentais para auxiliar nas tomadas de decisões na agricultura.

Os dados hidrológicos são coletados pelas estações telemétricas espalhadas nas diferentes regiões catarinenses. Quando chegam à Epagri/Ciram passam por um sistema de controle de qualidade, garantindo assim que sejam disponibilizadas ao público somente informações qualificadas e confiáveis. O setor conta ainda com uma rede de observadores hidrológicos que enviam boletins (dados diários lidos nos equipamentos convencionais) à Epagri/Ciram por meio do contrato com a Agência Nacional de Águas (ANA).

A estação de Saltinho, localizada no município de Alfredo Wagner, é uma delas. A unidade conta com leituras de observadores desde o ano de 1974 e em 2011 recebeu modernização por telemetria. No evento atual de estiagem prolongada o trabalho dos observadores tem se mostrado fundamental para a verificação da leitura correta dos sensores automáticos. “As leituras por eles realizadas garantem que os sensores automáticos estejam representando a realidade do local”, diz a técnica de meteorologia, Kellen Kruscinski.

Segundo Kellen, isso foi necessário verificar em Saltinho, durante o período de 35 dias consecutivos: o sensor automático de nível do rio registrou um cm, valor extremamente baixo e que foi um recorde para essa estação, com tantos dias sem variação do nível do rio. “Valores dessa ordem também ocorreram nos anos de 1991, 1992, 2006, 2012, 2013 e 2017”, ressalta a técnica.

Todas as informações hidrometeorológicas são disponibilizadas automaticamente nos sites da Epagri e da Epagri/Ciram e enviados por mídias digitais para a imprensa, Defesa Civil e outros usuários.

Fonte:
Epagri SC

0 comentário