Sul deve ter chuvas volumosas na primeira quinzena de junho: Paraná pode ter chuva já nesta segunda

Publicado em 01/06/2020 10:34 e atualizado em 01/06/2020 11:19

LOGO nalogo

O segundo semestre de 2020 começa com a previsão de chuvas expressivas para o sul do país. Diferente do que vem acontecendo nos últimos meses, os modelos indicam chuvas mais frequentes na primeira quinzena do mês de junho. Os modelos meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e também da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) indicam chuvas para os três estados da região sul do Brasil. 

Começa avançar para o sul do Brasil uma frente fria que tem como tendência levar novas condições de chuvas para toda a região. Segundo os modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas começam a chegar no Paraná já nesta segunda-feira, 1º de junho. Também há previsão do retorno das chuvas para o sul do Mato Grosso do Sul neste início de semana. 

Segundo Mamades Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, a frente ganha força na noite desta segunda-feira (1). Na terça-feira (2), os volumes devem ficar mais expressivos, entre 20 e 30 milímetros de precipitação nos dois estados, e também no norte de São Paulo. A previsão do Cosmo mostra que o sistema deve permanecer nas três regiões até, pelo menos, quarta-feira (3). No sul de São Paulo os volumes devem ser mais expressivos, com até 50 milímetros de precipitação. Já as demais áreas do Sudeste devem permanecer com tempo estável. 

Veja a previsão de precipitação para o Sudeste nos próximos dias: 

48 horas - São Paulo - Inmet
Volta a chover no sul de São Paulo nas próximas 48 horas
Fonte: Inmet
 

Após a passagem desta frente fria, no dia 4 (quinta-feira), um novo sistema novamente avança para o sul e com previsão de bons volumes para toda a região. A frente avança pelo Rio Grande do Sul, os volumes esperados devem ficar entre 20 e 30 milímetros no centro, oeste e norte do estado, podendo ser registradas precipitações de até 50 mm em algumas áreas. As regiões leste e sul do RS não devem receber volumes expressivos.

Também na quinta-feira (4) deve voltar a chover em Santa Catarina. É previsto precipitação entre 20 e 40 mm de precipitação para todo o estado. Chove ainda no Paraná, mas com volumes mais baixos, quando comparados com os demais estados. Já na sexta-feira (5), a previsão é de chuvas ainda mais expressivas para o norte do Rio Grande do Sul e todo o estado de Santa Catarina. Neste período, segundo o Cosmo, os volumes pode ficar entre 50 e 60 milímetros de precipitação. 

Veja o mapa de precipitação prevista para os próximos dias no sul do Brasil: 

Sul - 174 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

 

Segundo as previsões do NOAA, no período entre 1 e 9 de junho, a previsão é de chuvas para todo o estado, com volumes entre 60 e 80 mm. Os modelos americanos confirmam ainda que o Centro-Oeste do Brasil já entrou na fase de estiagem e que com a aproximação do inverno, as chuvas serão cada vez menos frequentes na região e também para o Sudeste. 

Já no período entre 9 e 17 de junho, o mapa apresenta uma condição de chuvas expressivas para Santa Catarina e Paraná. Neste período, as chuvas podem ultrapassar os 150 mm de precipitação. As chuvas devem ainda atingir parte do Paraná, entre 100 e 125 mm.

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 0106

Colheita de soja safrinha em Major Vieira (SC). Envio de Nilton Willian Pechibilski
Colheita de soja safrinha em Major Vieira (SC). Envio de Nilton Willian Pechibilski

Trigo em Entre Rios do Oeste (PR). Envio de Família Maldaner
Trigo em Entre Rios do Oeste (PR). Envio de Família Maldaner​

Nabo forrageiro na fazenda São João do Monge em Água Fria de Goiás (GO). Envio de Carlos Eduardo Ceolin.
Nabo forrageiro na fazenda São João do Monge em Água Fria de Goiás (GO). Envio de Carlos Eduardo Ceolin.

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário