Passagem rápida de frente fria aumenta chances de geadas na próxima madrugada no sul

Publicado em 02/06/2020 10:34 e atualizado em 02/06/2020 11:09

LOGO nalogo

A passagem da primeira frente prevista para essa semana no sul do país já ganhou intensidade e pode derrubar as temperaturas na próxima madrugada, aumentando as chances de geadas nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina na próxima madrugada. 

Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (2), a chuva tende a passar de maneira muito rápida pelo Paraná, com previsão de precipitação entre 20 e 30 milímetros de precipitação. "Essa primeira chuva passa de maneira muito rápida pela região e amanhã (quarta-feira) já aumenta as chances de geadas", destaca Olívio. 

A passagem desta frente fria também leva chances de chuvas para o extremo sul de São Paulo, com até 50 mm em algumas áreas. As demais regiões do estado não devem receber chuvas volumosas. Também há previsão de chuvas para o Mato Grosso do Sul, também com volumes baixos. 

As previsões atuais para o sul do país chamam atenção, levando em consideração que toda a região passou por severos períodos de estiagem desde o ano passado. Os modelos meteorológicos apontam chances de mais chuvas, devido a aproximação de uma nova frente fria entre quinta e sexta-feira (5). "A partir de sexta-feira a nova frente tem mais força e o final de semana será de chuvas com volumes interessantes para o Rio Grande do Sul", destaca. 

Veja o mapa de precipitação prevista para sexta-feira (5) em toda a região sul do país: 

Previsão sul - Inmet - 0206
Fonte: Inmet

 

De acordo com o modelo Cosmo, são esperadas chuvas entre 20 e 40 milímetros de precipitação para todo o Rio Grande do Sul na sexta-feira. Algumas áreas, podem inclusive, registrar precipitação entre 50 e 60 mm. Os mapas indicam ainda que a partir de domingo, deve passar chover também de maneira expressiva em Santa Catarina e no Paraná, com precipitação entre 20 e 40 milímetros de precipitação. No Paraná, os volumes mais altos devem ser registrados no sul do Paraná. 

Olívio chama atenção para o início da próxima semana, que pode ter quedas mais expressivas na temperatura. De acordo com o meteorologista, é esperado que já no domingo as temperaturas fiquem entre 5 e 6 graus mais baixos, devido as áreas de instabilidade, com previsão de baixas mais expressivas na segunda-feira (8). 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 0206
Fonte: Inmet 

Colheita de soja no (RS). Enviada Marines Mazzon
Colheita de soja no (RS). Enviada Marines Mazzon​

Cenoura na região de São Gotardo (MG). Envio de Johnn L. Oliveira
Cenoura na região de São Gotardo (MG). Envio de Johnn L. Oliveira​

Nabo forrageiro, cobertura de solo para semeadura do trigo em Irineópolis (SC). Envio de Jair Hauffe
Nabo forrageiro, cobertura de solo para semeadura do trigo em Irineópolis (SC). Envio de Jair Hauffe​

Semeado Trigo em Ijuí (RS). Envio de Ronaldo Bazzan
Semeado Trigo em Ijuí (RS). Envio de Ronaldo Bazzan​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário