Temperaturas sobem em todo o sul do país e chuvas volumosas retornam a partir de sexta-feira

Publicado em 03/06/2020 10:53 e atualizado em 03/06/2020 12:14

LOGO nalogo

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que as temperaturas devem subir em todo o sul do Brasil nas próximas 24 horas, diminuindo assim as chances de geadas na próxima madrugada nos três estados e a  tendência é que a temperatura tenha uma elevação entre 2 e 3 graus nos três estados. 

Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, a frente fria agora atinge poucas áreas do Sudeste, com destaque para o sul de São Paulo que pode receber algumas chuvas nesta quarta-feira (3). Já para o Centro-Oeste, não há previsão de chuvas para os próximos dias, confirmando as previsões de estiagem para toda a região. 

Toda a região sul do Brasil deve ter uma trégua das chuvas, mas apenas até sexta-feira (5). O modelo Cosmo do Inmet já sinalizam que um outro sistema, conforme estava previsto, já começa a se formar na região do Uruguai e posteriormente deve avançar para o Brasil. "Ainda não é uma frente fria formada, se trata de áreas de instabilidade e áreas de cavados que podem se transformar em frente fria entre sábado e domingo no Brasil", explica o meteorologista. 

Veja o mapa de previsão de temperatura prevista para a quinta-feira (4) em todo o Brasil: 

Temperaturas - Inmet - 0306
Fonte: Inmet 

 

De acordo com as previsões dos Cosmo, o sistema deve entrar por Santa Catarina já na sexta-feira (5), elevando as condições de chuvas para o oeste do estado, com precipitação prevista em até 50 milímetros. Também deve chover nas demais áreas, sendo prevista chuva entre 20 e 40 em áreas das regiões central e norte. Apenas a área leste deve permanecer com volumes baixos. 

A partir de sábado, as chuvas ganham intensidade e passa a chover também no Paraná e no Rio Grande do Sul. Segundo o Cosmo, no Paraná, são previstas chuvas para todo o estado, com precipitação entre 20 e 30 mm de precipitação. Em Santa Catarina são esperados os mesmos volumes em todo o estado.

Já os volumes mais expressivos são esperados para o Rio Grande do Sul. Segundo o Cosmo, são esperadas boas chuvas para todo o estado com precipitação entre 20 e 40 mm, podendo ser registrados volumes de até 60 mm em algumas áreas. Os modelos também apontam que, no domingo, o sistema começa a perder força e avançar para o oceano. 

Veja o mapa de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet

 

Feijão em Morada Nova de Minas (MG). Envio de Johnn L. Oliveira
Feijão em Morada Nova de Minas (MG). Envio de Johnn L. Oliveira

Lavoura de milho em Itambé (PR). Envio de Weverton Valério da Silva
Lavoura de milho em Itambé (PR). Envio de Weverton Valério da Silva​

Plantio de trigo em Erechin (RS). Envio de Leandro Marostica
Plantio de trigo em Erechin (RS). Envio de Leandro Marostica

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário