OMM certifica fenômenos extremo de raios: Um recorde foi registrado no Brasil

Publicado em 30/06/2020 15:46


Um comitê de especialistas da Organização Meteorológica Mundial (OMM) estabeleceu dois novos recordes mundiais: um para maior distância relatada e outro de maior duração relatada para um único raio, respectivamente, no Brasil e na Argentina.
 
Os dois novos recordes de megarraios foram publicados na American Geophysical Union’s Geophysical Research Letters no dia 28 de junho de 2020 e, foram verificados graças a nova tecnologia de sensores em satélite. Os novos recordes foram mais de duas vezes maiores do que os recordes anteriores, que foram registrados nos Estados Unidos e França.
 
Os novos recordes mundiais são:

Maior extensão de um único raio, que cobriu uma distância horizontal de 709 ± 8 km sobre parte do sul do Brasil no dia 31 de outubro de 2018: 

Figura 1 - Inmet
 

Maior duração de um único raio, com 16,73 segundos de um raio que se desenvolveu continuamente sobre o norte da Argentina no dia 04 de março de 2019: 

Figura 2 - Inmet

O recorde anterior de maior distância detectada por um único raio era de 321 km e foi registrado no Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, no dia 20 de junho de 2007. O recorde anterior e o atual usaram a mesma metodologia para medida da extensão. O recorde anterior de duração de um único raio era de 7,74 segundos e foi registrado no dia 30 de Agosto de 2012 na França.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Inmet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário