Clima Seco: Brasil sem chuvas e temperaturas mais elevadas nos próximos dias em todas regiões

Publicado em 17/07/2020 10:28 e atualizado em 17/07/2020 12:00

LOGO nalogo

A persistência de uma massa de ar seco sobre o Brasil vai impedir que novas condições de chuvas se formem em todo o país, inclusive na parte sul onde os volumes vem sendo mais significativos desde o início do Inverno. Os modelos apontam também que as temperaturas tendem a ficar mais elevadas em todas áreas do país.

Segundo a meteorologista Naiane Araújo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os modelos americanos e do Inmet estão indicando as mesmas condições de tempo firme e quente em todo o Brasil. "Tudo indica que as frentes devem ficar restritas ao Uruguai nos próximos dias e por aqui teremos um intervalo nas chuvas de pelo menos cinco dias, inclusive no Rio Grande do Sul", afirma a meteorologista. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para todo o Brasil nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1707
Fonte: Inmet 

 

Grande parte do Brasil já está sem chuvas há mais de dois meses, principalmente no interior do Brasil Central, onde as condições são favoráveis aos incêndios que podem atingir lavouras. Segundo Naiane, durante os próximos dias, a umidade relativa do ar continuará baixa na região, com destaque para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, onde a umidade relativa do ar deve ficar entre 10 e 15%. 

O mapa de umidade inicial do solo do COLA, na sigla em inglês, que é o centro de estudo Oceano-Terra-Atmosfera dos EUA ligado ao NOAA,  mostra que os níveis de água líquida no solo no Brasil estão entre 25 e 35 centímetros no Mato Grosso Sul e em áreas do Mato Grosso. Em partes de Goiás, a umidade é um pouco maior, com até 50 centímetros. 

Veja o mapa com as condições de solo em todo o Brasil: 

Mapa condição do solo NOAA - 1707

Após ter uma semana de temperaturas baixas e geadas registradas nos três estados do sul do país, as condições já começaram a mudar nesta sexta-feira (17). Estações meteorológicas do Inmet já indicaram aumento de dois graus nas mínimas no RS e a tendência é que as temperaturas fiquem mais elevadas em toda a região durante o período sem chuvas. 

O mapa de previsão de temperatura do Inmet, para as próximas 24 horas, mostram tendência de mínimas entre 14 e 20 graus no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Já no Paraná, as mínimas tendem a ser mais expressivas, com até 24 graus em algumas áreas. "No Rio Grande do Sul e no Paraná, as máximas devem ficar em 25 graus, mas o Paraná pode registrar temperaturas com até 30 graus nos próximos dias", afirma a meteorologista.

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias em todo o Brasil: 

Previsão de temperatura - Inmet - 1707
Fonte: Inmet 

 


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário