Clima: Previsão indica baixa umidade no Centro-Norte do país e chuva rompendo bloqueio atmosférico no sul

Publicado em 23/07/2020 10:43

LOGO nalogo

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que o Brasil Central continuará com a massa de ar seco predominante nos próximos dias, condição que além das altas nas temperaturas, também derruba de maneira expressiva a umidade relativa do ar.

Segundo Andrea Ramos, meteorologista, o Inmet emitiu um alerta para as próximas horas válido para pontos do Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20%. 

O mapa de previsão de temperatura do Inmet sinaliza que as duas regiões podem ter máximas chegando aos 36 graus nesta quinta-feira (23). As temperaturas também continuarão elevadas no sudeste e sul do Brasil, quando as máximas podem alcançar até 28 graus nas duas regiões.

"É característico do Inverno que a umidade relativa do ar fique baixa neste período e que as chuvas aconteçam apenas no extremo norte e extremo sul do país", afirma a meteorologista. Pontos do Brasil Central já registram mais de 60 dias sem chuvas, o que aumenta as chances de incêndios na região.

Veja o mapa de previsão de temperatura para esta quinta-feira em todo o Brasil: 

Temperaturas - Inmet - 2307
Fonte: Inmet 

 

Conforme era previsto, o sul do país também registrou temperaturas elevadas nos últimos dias e uma pausa nas chuvas. No entanto, Andrea destaca que o bloqueio começa a ser quebrado nesta quinta-feira (23) no Rio Grande do Sul, com a aproximação de uma nova frente frian vinda do Uruguai. "Com a entrada do novo sistema hoje poderemos chuvas no extremo sul do Rio Grande do Sul e podem acontecer chuvas isoladas em Santa Catarina", afirma a meteorologista. 

O modelo Cosmo do Inmet indica que as chuvas ficarão mais volumosas no sábado (25), quando a frente deve ganhar intensidade. Para este dia são esperados acumulados de até 30 milímetros de precipitação em boa parte do estado, com exceção da região norte que deve permanecer com tempo estável.

Ainda de acordo com o modelo, o sistema pode levar chuvas também para Santa Catarina e Paraná, porém com volumes mais baixos. A tendência é que a frente fria passe de maneira rápida pela região, derrubando as temperaturas em todo o sul do Brasil a partir do domingo (26).  

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2307
Fonte: Inmet 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário