Período chuvoso no Tocantins deverá começar irregular, alerta meteorologia do Estado

Publicado em 07/08/2020 17:47 e atualizado em 07/08/2020 19:53 704 exibições

O 2.o semestre do ano no Tocantins está sendo marcado por um período de estiagem, que segue seu ápice de forma normal, onde as temperaturas têm superado os 35ºC e com a umidade relativa do ar sempre abaixo de 30ºC em todo o Estado. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), chama a atenção dos produtores para os meses de agosto e setembro, onde as temperaturas máximas tendem a subir ainda mais. Em especial, no mês de setembro onde as máximas superam os 38ºC diários.

Sobre a volta das chuvas no Tocantins,  a dúvida é sobre a possibilidade da ocorrência do fenômeno meteorológico La Ninã atuar na América do Sul. (O La Niña se dá pelo resfriamento diferenciado das águas do Oceano Pacífico equatorial, que modula de forma significativa as chuvas em todo o Brasil). Segundo  José Luiz Cabral, professor e meteorologista do NEMET/RH - Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), ainda é muito prematuro considerar esta possibilidade, pois há muitas duvidas sobre a volta do fenomeno. 

Ainda a respeito do período chuvoso, o Prof. Cabral ressalta que nos últimos anos, o início desse período tem apresentado muitas irregularidades, tanto em termos quantitativos quanto na distribuição. E que os produtores devem ficar atentos e não se precipitar nas primeiras chuvas que sempre caem no mês de setembro, “é primordial certificar da garantia da umidade solo mínima na sua região, bem como, a continuação de eventos de chuvas para iniciar as atividades de semeadura. Que eles acompanhem o InfoTempo da Seagro por meio dos boletins sobre a ocorrência de chuvas no estado” reforçou Cabral. 

De acordo com informações do NEMET/RH e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o tempo segue estável na primeira quinzena do mês de agosto, com algumas variações da nebulosidade que podem ser registradas em todas as regiões do Estado. As temperaturas máximas devem variar entre 33 e 35 graus, com ventos que oscilam de forte a moderado. A umidade relativa do ar continua em baixa e pode chegar a índices críticos nas horas mais quentes do dia, principalmente, nas regiões mais ao sul do Estado.

Por:
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura de Tocantins
Fonte:
SEAPA/TO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário