Clima: Frente fria avança para SC e PR, enquanto Centro-Oeste pode chegar a 39 graus nesta 5ª

Publicado em 13/08/2020 11:04 2479 exibições

LOGO nalogo

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a frente fria que estava em atuação no Rio Grande do Sul desde o início desta semana, chega nesta quinta-feira (13) nos estados de Santa Catarina e Paraná, dando condições de chuvas volumosas para os dois estados nos próximos dias. 

Segundo o modelo Cosmo, nas próximas 24 horas os maiores acumulados devem ser registrados em Santa Catarina, com precipitação entre 20 e 30 mm. A chuva também começa a chegar para o extremo sul do Paraná, com até 20 mm de precipitação. O alerta de chuvas intensas para parte do sul do Brasil emitido na quarta-feira (12) pelo Inmet continua válido para as próximas 24 horas. 

A tendência é que nos próximos dias um novo sistema se junte a frente fria, aumentando ainda mais as precipitações na região. As previsões do Cosmo indicam que no sábado as chuvas voltam para o norte do Rio Grande do Sul, mantendo as condições de chuvas em Santa Catarina e Paraná. As previsões apontam que o final de semana chuvoso em todo o sul do Brasil, com precipitações de até 70 mm em algumas áreas. 

O que chama atenção para os próximos dias, é que esse novo sistema deve ter força para romper o bloqueio e levar chuvas para o Mato Grosso do Sul e São Paulo na próxima semana. As previsões do Inmet indicam que as chuvas devem acontecer em mais de um dia nos dois estados, com precipitação entre 20 e 30 mm/dia. Para o meteorologista Mamedes Luiz Melo não estão descartadas as chuvas para o extremo sul de Minas Gerais. Os modelos apontam ainda o retorno de chuvas também para o Rio de Janeiro.

Veja o mapa de precipitação prevista para os próximos dias em todo o Brasil: 

Precipitação - Inmet - 1308
Fonte: Inmet 

 

Para o Brasil Central, as atenções do Inmet continuam voltadas para a baixa umidade relativa do ar que pode ficar entre 20 e 12%. O Inmet emitiu um alerta laranja válido para todo o Mato Grosso e oeste de Goiás, destacando o risco de incêndios florestais para a região.

"Esse tempo seco e quente ajuda a deixar a vegetação ressecada, e com isso os focos de incêndio aumentam com mais facilidade. Este período do ano já costuma ser marcado por essas características, mas a situação é bem preocupante, principalmente nas áreas do Pantanal", complementa a Climatempo. 

Se falando em temperatura, Mamedes destaca que as máximas podem bater os 39 graus no Mato Grosso nesta quinta-feira. O mapa de previsão de temperaturas indicam máximas acima dos 32 graus também para o norte do Mato Grosso do Sul, todo o estado de Goiás e Tocantins.

No Sudeste, as maiores temperaturas são esperadas para São Paulo, ficando entre 30 e 32 graus.  "A Região Centro-Oeste do Brasil está passando por um um grande período de seca, e por enquanto não há expectativa de grandes mudanças para reverter essa situação", destaca a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para esta quinta-feira em todo o Brasil: 

Temperaturas - Inmet - 1308
Fonte: Inmet 

 

 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário