Clima: Frente fria ganha intensidade e RS tem chance de temporal nesta 4ª feira

Publicado em 27/08/2020 10:54 e atualizado em 27/08/2020 11:56

LOGO nalogo

A frente fria que estava no Uruguai nas últimas horas já chegou no Rio Grande do Sul e as previsões indicam que os próximos dias serão marcados com muita chuva e risco de temporais.

"O avanço de uma frente fria por alto mar vai deixar o tempo instável e com risco de temporais em todo o sul gaúcho, inclusive na região da Campanha. Nesses locais, a chuva acontece a qualquer hora e há risco de fortes rajadas de vento", afirmou a Climatempo.

Ainda de acordo com a previsão, na região central do Rio Grande do Sul, nas áreas de Santa Maria e São Luiz Gonzaga, a nebulosidade deve aumentar durante o dia, com previsão de chuvas com intensidade entre a tarde e a noite. 

O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica os maiores volumes para o extremo sul do Rio Grande do Sul, com precipitação entre 20 e 30 milímetros. O modelo aponta que nos próximos dias, o sistema deve avançar com previsão de chuvas para quase todo o estado. 

"Com a aproximação da frente fria, a situação será de pré-frontal na metade norte gaúcha, inclusive em Porto Alegre - isso significa que as temperaturas ficarão bastante elevadas à tarde, e podem ocorrer rajadas de vento moderadas no decorrer do dia", complementa a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2708
Fonte: Inmet 

 

Mamedes Luiz Melo meteorologista do Inmet, destaca que para as demais regiões do Brasil as condições continuam sendo de tempo seco, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar. "Hoje nós podemos ter picos de umidade relativa do ar em torno de 10% em todo o Centro-Oeste, São Paulo e Triângulo Mineiro", afirma o meteorologista. 

O Inmet destaca que as condições estão dentro do esperado para a estação. Segundo Mamedes, as temperaturas máximas podem chegar a 42 graus em áreas do Mato Grosso. 

Os mapas de previsão de temperatura, para as próximas 24 horas, indicam temperaturas entre 20 e 26 graus para São Paulo e Minas Gerais. No Centro-Oeste, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem registrar temperaturas acima dos 34 graus. 

As temperaturas também já estão mais elevadas para o sul do Brasil. Segundo o Inmet, os três estados podem registrar máximas entre 22 e 26 graus nas próximas 24 horas. Ao contrário do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná não tem previsão de chuvas para os próximos dias. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 24 horas em todo o Brasil: 

Temperatura - Inmet - 2708
Fonte: Inmet 

 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário