Chuva ajuda a controlar incêndios no oeste dos EUA

Publicado em 18/09/2020 17:26

LOGO REUTERS

Por Brad Brooks

MOLALLA, Oregon (Reuters) - Um bombeiro da Califórnia teria morrido em um incêndio que começou em uma festa, segundo relatos, mas o tempo chuvoso levou algum alívio a uma região vitimada por uma temporada de incêndio historicamente devastadora.

O bombeiro morreu na quinta-feira enquanto combatia o incêndio florestal El Dorado na Floresta Nacional de San Bernardino, na Califórnia, disseram autoridades nesta sexta-feira. O incêndio de El Dorado, que autoridades disseram ter sido atiçado por efeitos pirotécnicos em uma festa, consumiu mais de 8.500 hectares desde o início do mês e estava 66% contido nesta sexta-feira.

"Nossas mais profundas condolências vão à família, aos amigos e aos colegas bombeiros neste momento", disse o Serviço Florestal dos Estados Unidos em um comunicado publicado no Twitter, acrescentando que a causa da morte do bombeiro está sendo investigada.

De madrugada, a chuva no noroeste do Oregon e a umidade sobre a área da Baía de San Francisco aumentaram a esperança de se conter mais as dezenas de incêndios florestais mortais que ardem há semanas devido à grande secura criada pelos ventos intensos, a seca e os raios.

O clima mais fresco e favorável visto na região desde a semana passada já dissipou parte do ar enfumaçado e poluído e atenuou as chamas, permitindo que equipes terrestres munidas de machados e escavadeiras se reorganizassem e consolidassem os progressos, além de um uso maior de helicópteros lançadores de água e aviões-tanque.

A região ainda enfrentará um esforço monumental de recuperação dos incêndios, que calcinaram cerca de 1,3 milhão de hectares na Califórnia desde meados de agosto e outros 688 mil hectares nos Estados de Oregon e de Washington desde o Dia do Trabalho norte-americano.

(Reportagem adicional de Steve Gorman, Maria Caspani e Gabriella Borter)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário