Previsão do tempo: Semana será marcada por chuvas pontuais no Sudeste, Centro-Oeste e chances de mais geadas no Sul

Publicado em 21/09/2020 10:30 e atualizado em 21/09/2020 11:55

LOGO nalogo

Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a semana será marcada pela continuação da mudança no tempo em todo o país. Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, destaca que o Sudeste e Centro-Oeste continuarão com chances de pancadas de chuvas e quedas nas temperaturas, enquanto o sul do Brasil continua com chances de geadas nos próximos dias. 

>>> Soja: Chuvas dos últimos dias foram pontuais e plantio da safra 2020/21 no Brasil ainda é limitado

Para o Centro-Oeste, a meteorologista afirma que as condições levarão alívio para as temperaturas, umidade relativa do ar e principalmente para as condições de queimadas. Durante o final de semana foram registradas chuvas pontuais no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, confirmando que o intenso bloqueio atmosférico segue perdendo força, contribuindo para o avanço das chuvas. 

Após mais de 90 dias sem acumulados, os mapas de precipitação acumulada em 24 horas, mostram que as chuvas foram registradas na parte oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com acumulados de no máximo de 12 graus. As chuvas ainda não se tratam do retorno efeito da estação chuvosa, que deve acontecer de forma gradual em todo o Centro-Oeste.  

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 

Últimas 24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

 

Para as próximas 24 horas, Naiane afirma que há chances de novas pancadas de chuvas para os dois estados, destacando que Goiás pode receber os maiores volumes. A tendência é que a condição de chuvas pontuais persista até pelo menos quinta-feira, dia 24. 

Para o Sudeste, há previsão de chuvas para o Sudeste do Brasil, com precipitação entre 20 e 30 mm para o sul de Minas Gerais. A tendência é que as condições de chuvas persistam também até o final da semana no estado, levando alívio para áreas de produção de café, onde está sendo registrada a pior estiagem dos últimos anos, já impactando a produção da próxima safra. "Também há chances de chuvas para área central de Minas Gerais", comenta a meteorologista. 

O modelo Cosmo do Inmet sinaliza que os maiores volumes continuam sendo esperados para o Rio de Janeiro, com até 50 mm de precipitação em algumas áreas. Em São Paulo, a tendência também de permanência das chuvas, com volumes entre 20 e 30 mm. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2109
Fonte: Inmet 

 

Já para o sul do país, os modelos indicam que a alta nas temperaturas deve acontecer de maneira gradual, mas para a próxima madrugada ainda há chances de geadas com intensidade entre moderada e forte, sobretudo nas áreas de serra do Rio Grande do Sul.

>>> Lavouras de trigo em Ijuí/RS já sofreram com geada, vento e granizo e devem perder 50% da produção


Os mapas de previsão de temperatura, indicam mínimas entre 4 e 6 graus para o Rio Grande do Sul. As temperaturas também continuarão mais amenas para Santa Catarina, entre 10 e 12 graus.No Paraná, as temperaturas devem ficar entre 12 e 18 graus, sendo as mais elevadas esperadas para o norte do estado. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para os próximos dias: 

Temperaturas - Inmet - 2109
Fonte: Inmet 

São Luís Gonzaga/RS Foto Joca Daronch
São Luís Gonzaga/RS Foto Joca Daronch​

Plantio em Ipiranga do Norte MT Foto de Romário Batista
Plantio em Ipiranga do Norte MT Foto de Romário Batista​

São Luís Gonzaga/RS Foto Joca Daronch
São Luís Gonzaga/RS Foto Joca Daronch

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário