HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Atualização do NOAA indica La Niña com intensidade de moderada a forte na safra de verão

Publicado em 16/10/2020 13:59

LOGO nalogo

De acordo com atualização divulgada pelo Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), as análises indicam que o La Niña poderá ter intensidade de moderada a forte no Brasil. Anteriormente, o NOAA apontava para um La Niña com intensidade fraca em 2020.

"As últimas previsões de vários modelos, incluindo o NCEP CFSv2, sugerem a probabilidade de um La Niña moderado ou mesmo forte durante o pico da temporada de novembro a janeiro", destacou o NOAA em seu anúncio oficial. A atualização da administração americana muda o padrão do que era previsto em 10 de setembro, quando o NOAA divulgou oficialmente o retorno do fenômeno.

Atualização La Niña - 1610
Fonte: NOAA 

De acordo com Estael Sias, meteorologista da MetSul, o informativo também trouxe que durante todo o mês de Agosto e nas últimas semanas, foi observado o aumento no resfriamento no Pacífico. "A temperatura está com desvio de 1,2 graus negativos em relação à média o que já dá para considerar, neste momento, um La Niña de moderada intensidade", afirma. 

Segundo Estael, além do NOAA, outros modelos meteorológicos também já começam a sinalizar um La Niña mais intenso na safra de verão. "Se mantém aquele período de pico entre novembro e janeiro, período em que ele deve ter a maior intensificação", complementa a meteorologista. 

A tendência é de uma diminuição nos volumes a partir de Novembro em toda a região Sul do Brasil. As projeções indicam precipitação irregular e abaixo da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil agora no trimestre da Primavera e risco de estiagem no Verão no Rio Grande do Sul, principalmente no Oeste e no Sul do Estado. "Na medida que a gente a probalidade de intensidade forte, é mais um indicativo de que a estiagem vai se estender pelo sul do Brasil", finaliza. 

Para mais informações clique aqui

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário