HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Final de semana com chuvas para boa parte do país e com aumento de precipitação no Centro-Oeste

Publicado em 23/10/2020 10:24

LOGO nalogo

A temporada de chuvas de fato está se consolidando no Brasil. Após cinco dias com previsão de chuvas para todo o Brasil Central, as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os modelos seguem indicando condição de chuvas fortes e aumento de volumes para todo o Centro-Oeste e também áreas do Sudeste nos próximos dias. Já na parte sul do Brasil, apenas o centro-oeste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem ter áreas de instabilidade. 

Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, afirma que as chuvas acontecem devido a formação de um corredor de umidade, que desce do Amazonas e aumenta a instabilidade em toda região central do Brasil. "Esse corredor traz muita chuva, não só hoje mas também para os próximos dias", afirma Heráclio. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Inmet indica precipitação mais expressiva para áreas do Mato Grosso, com até 30 mm. As mesmas condições são esperadas para pontos do centro-sul do Tocantins. Em Goiás, na divisa com Minas Gerais, os volumes podem chegar a 50 mm. O oeste de Minas tem previsão de chuvas entre 20 e 40 mm. 

"Sexta-feira com alerta para temporais para no noroeste do Amazonas e no oeste de Rondônia, no oeste de Mato Grosso do Sul, no centro-sul e leste de Goiás e no Distrito Federal", destacou a Climatempo. A tendência é que a elovução das chuvas aconteça durante o final de semana, com aumento dos volumes para toda área Central do país.

Já para o sul do Brasil, no início desta sexta-feira (23), as áreas com mais instabilidades eram o centro-oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo Heráclio, um sistema passando pela Argentina e Uruguai aumenta as condições de chuva na região. 

Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo sinaliza chuvas entre 20 e 30 mm para o centro-sul do Rio Grande do Sul, com acumulados de até 40 mm. A tendência é que as chuvas subam para Santa Catarina e Paraná, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

 

Já as atualizações do modelo GFS, divulgadas na manhã desta sexta, indicavam volumes de chuvas mais expressivos para Minas Gerais e Goiás até dia 31 de outubro.

O mapa sinaliza ainda chuva abrangante para todo o Brasil Central, com precipitação entre 60 e 90 mm. Na região sul, o GFS mostra volumes entre 35 e 60 para áreas do Rio Grande do Sul. Santa Catarina e Paraná também aparecem com condição de chuva, mas com volumes entre 35 e 40 mm. 

No período entre 31 de outubro e 8 de novembro, o NOAA mostra redução de chuvas para Minas Gerais e toda área sul do Brasil. Já para o Centro-Oeste, a previsão mantém a condição de chuvas, com precipitação entre 60 e 90 mm. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 2310
Fonte: NOAA 

Cabo Verde/MG Foto enviada por Diego Pereira
Cabo Verde/MG Foto enviada por Diego Pereira

Santa Rosa Del Monday/Paraguay Foto enviada por Ivan
Santa Rosa Del Monday/Paraguay Foto enviada por Ivan​

Início plantio soja , Terra Roxa Paraná - Técnica em Agronegócios : Patrícia Dobicz
Início plantio soja , Terra Roxa Paraná - Técnica em Agronegócios: Patrícia Dobicz

Carazinho/RS Foto enviada por Felipe
Carazinho/RS Foto enviada por Felipe​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário