HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Terça-feira será marcada com muita chuva em quase todo o Brasil

Publicado em 10/11/2020 10:37 e atualizado em 10/11/2020 14:17

LOGO nalogo

Com o avanço de novos sistemas, a terça-feira (10) tem previsão de chuvas para boa parte do país. Segundo as previsões da Climatempo, uma grande quantidade de nuvens se forma em todo o Brasil, com exceção no Nordeste e áreas do Matopiba que seguem com uma intensa massa de ar seco que impede o avanço de chuvas. 

"Pancadas de chuva já ocorreram na madrugada desta terça-feira na maioria das áreas do Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil", destacou a Climatempo. A tendência é que as pancadas de chuvas continuem acontecendo nessas áreas, inclusive acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento.

"A chuva é mais frequente no litoral sul do Rio Grande do Sul, nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, no centro-sul do Rio De Janeiro, no sul e oeste de Minas Gerais, no sul de Goiás e em Mato Grosso do Sul", complementa. 

O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que nas próximas 24 horas a tendência é de chuvas mais volumosas para o extremo sul do Mato Grosso do Sul, com acumulados podendo ficar entre 20 e 60 mm. Também chove nas demais áreas do estado, porém com volumes mais baixos. Os modelos indicam ainda a evolução das chuvas mais ao norte do estado nos próximos dias. 

A previsão também é de chuva expressiva para o sul de Minas Gerais, onde as precipitações podem ultrapassar os 100 mm entre esta terça e quarta-feira (11). Os modelos mostram condição de chuvas volumosas também para o Rio de Janeiro. 

A partir de terça-feira (11), o sistema deve avançar para o Paraná e São Paulo. No Paraná, as chuvas mais significativas devem acontecer principalmente na região norte do estado, com previsão de precipitação entre 30 e 60 mm. Já em São Paulo, a tendência é de chuva para todo o estado, com precipitação entre 20 e 30 mm. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1011
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta terça-feira (10), também indica chuva para boa parte do país nos próximos sete dias. Segundo o modelo, aos maiores volumes devem ser registrados no Sudeste, com precipitação podendo chegar a 100 mm em áreas de São Paulo e Minas Gerais. 

O modelo indica ainda bastante chuva para o Mato Grosso do Sul, também com precipitação de até 100 mm. Para as demais áreas do Centro-Oeste e no Sul do Brasil, a tendência é de chuvas com volumes entre 50 e 90 mm.

Já para o período entre 18 e 26 novembro, o modelo indica o avanço das chuvas também para o Nordeste e áreas do Matopiba, com volumes entre 60 e 90 mm. Para a região sul do Brasil, os modelos apontam um corte das chuvas para toda a região. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 1011
Fonte: NOAA 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário