HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Próxima semana terá chuva abrangente para o Brasil Central e Matopiba, aponta NOAA

Publicado em 13/11/2020 09:53 4842 exibições

LOGO nalogo

De acordo com atualização do modelo GFS, divulgada nesta sexta-feira (13), os próximos sete dias serão de bastante chuva para o Brasil Central e áreas do Matopiba. A atualização trouxe ainda condição de chuvas para Santa Catarina e Paraná, mas volta a chamar atenção pelo baixo volume de chuvas no Rio Grande do Sul. 

O modelo da Administração Atmosférica e Oceânica (NOAA), sinaliza que para o período entre 13 e 21 de novembro, os maiores volumes continuam sendo esperados para a região Sudeste, sobretudo em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, onde a precipitação pode ultrapassar os 100 mm no período. 

Já para o Centro-Oeste, a previsão indica chuvas para todo o estado, com precipitação entre 60 e 90 mm no período. O modelo também mostra o retorno das chuvas para áreas do Matopiba, com acumulados que devem ficar entre 50 e 80 mm no período. 

A previsão mostra também condição de chuvas para a região sul do Brasil, com precipitação entre 40 e 50 mm, mas com condições restritas ao Paraná e Santa Catarina. Para o Rio Grande do Sul, os modelos mostram condição de chuvas apenas para o extremo norte do estado.

Para o período entre 21 e 29 de novembro, segundo o NOAA, as chuvas deverão continuar mais expressivas para áreas do Matopiba, com precipitação entre 50 e 90 mm. Em contrapartida, o modelo indica uma diminuição expressiva dos volumes para a região Sudeste do Brasil. 

No período, a tendência também é de corte nas chuvas no Mato Grosso do Sul, onde as precipitações não devem ultrapassar os 13 mm. 

Já para o sul do Brasil, o mapa indica chuvas mais volumosas para Santa Catarina - com até 100 mm de precipitação e volumes entre 60 e 70 mm para o Paraná. A tendência também é de retorno das chuvas para o Rio Grande do Sul, com precipitação entre 60 e 70 mm. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 1311
Fonte: NOAA

Próximas 24 horas

Segundo a previsão da Climatempo, esta sexta-feira tende a ser mais um dia com muitas pancadas de chuvas e risco de temporal e várias partes do país.

"Nos estados do Sudeste, do Centro-Oeste e Norte do Brasil, o tempo fica bastante instável nesta sexta-feira, com muitas nuvens, ar abafado e pancadas de chuva, mas com períodos de sol. No estado do Rio de Janeiro, no centro-sul e oeste de Minas Gerais, no Distrito Federal e no centro-norte de Goiás e no centro-norte de Mato Grosso, a chuva cai a qualquer hora", afirma a previsão. 

O texto destaca ainda risco de chuva moderada a forte, com possibilidade de raios e fortes rajadas de ventos em quase toda área da região Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

"Tem alerta para temporal norte e parte do leste de São Paulo, no centro-sul e oeste de Minas Gerais, no Distrito Federal, em quase todas as áreas de Goiás e de Mato Grosso, no sudeste do Amazonas e em Roraima", diz a previsão. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 
 
93 horas - Inmet - 1311
Fonte: Inmet 

 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário