HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

La Niña deve entrar em fase de neutralidade em abril; MetSul alerta para frio antecipado e risco no milho safrinha

Publicado em 11/02/2021 15:20

LOGO nalogo

Em atualização divulgada nesta quinta-feira (11), a Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) indicou aproximadamente 60% de chance de uma transição do La Niña para neutralidade durante a primavera do Hemisfério Norte, ou seja nos meses entre abril e junho, outono no Brasil.

Ainda de acordo com a publicação, o La Niña manteve suas características ativas durante todo o mês de janeiro, refledito por anomalias de temperaturas da superfície do mar abaixo da média que se estendem do oeste ao centro-leste do Oceano Pacífico.

"O consenso do previsor está de acordo com esta transição e, em seguida, prevê uma continuação do ENSO-neutro pelo menos durante o verão no Hemisfério Norte. Em parte, devido à incerteza inerente às previsões feitas nesta época do ano, a previsão para a queda continua dividida (~ 50%) entre La Niña e a combinação das outras duas possibilidades (El Niño e Neutro). Em resumo, há uma chance de ~ 60% de uma transição de La Niña para ENSO-Neutro durante a primavera de 2021 no Hemisfério Norte (abril-junho)", destacou a publicação oficial do NOAA. 

A meteorologista Estal Sias, da MetSul explica que o NOAA confirmou que o pico do fenômeno já foi atingindo, conforme era previsto, e que esse processo de neutralidade acontece no Oceano, mas demora mais tempo para ser observado na atmosfera.

Em relação à produção de grãos na região sul do Brasil, que tendem a sofrer mais com a atuação do La Niña, a MetSul alerta que a colheita da soja e principalmente o milho safrinha poderão ser prejudicados com a antecipação do frio, outra característica do fenômeno durante essa fase de transição para neutralidade. 

A consultoria chama atenção que em relação aos volumes, já não se espera chuvas abundantes no sul do Brasil durante o outono. "Abril e maio no Rio Grande do Sul são os meses mais secos do ano, com menor média climatológica. Não se espera chuvas abundantes na maior parte do outono", afirma a MetSul.

Destaca ainda para alto risco de geadas antecipadas esse ano. "Quem plantou tarde e quem foi colher até muito tarde, em abril, tem chance de pegar geada. E um alto risco para o milho safrinha no Paraná e em outras regiões do Sul do Brasil para geadas nesse outono", afirma a MetSul. 

Estael acrescenta ainda que, na última segunda-feira (8), os modelos apontaram, a água do Oceano Pacífico pode voltar a chamar atenção. "O interessante é que na média da projeção dos modelos para os próximos meses, mantém novamente essa transição acontecendo no outono, mas entre julho, agosto e setembro tem um resfriamento um pouco mais forte. Não chega aos patamares de La Niña, mas é interessante ver a curva. A gente fica em uma neutralidade próximo de um resfriamento nos meses de inverno, mas depois ele decola", finaliza. 

Leia Mais:

+ Típico de verão: Brasil terá quarta-feira marcada por pancadas de chuvas em todas as áreas do país

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário