HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Geada generalizada no Centro-Sul do Brasil atinge lavouras de milho, café, laranja e cana

Publicado em 30/06/2021 12:09 e atualizado em 30/06/2021 13:33
Danos ainda estão sendo contabilizados por produtores e técnicos agrícolas; previsão indica mais geada amanhã

Logotipo Notícias Agrícolas.

Conforme já indicavam as previsões, esta quarta-feira (30) amanheceu com temperaturas baixas em todo o Centro-Sul do Brasil. No Paraná, mais uma vez as áreas de produção agrícola foram atingidas por geadas de intensidade moderada e os danos estão sendo contabilizados nas produções do milho safrinha, café e laranja, de acordo com as primeiras informações da Cocamar.

Segundo a cooperativa, o milho é a cultura mais importante no período de inverno nas regiões da Cocamar. No entanto, a geada causou perdas também nos pomares de laranja – concentrados no noroeste no norte do Paraná – e nas lavouras de café espalhadas por municípios das duas regiões.

Em Carlópolis, principal município produtor do Paraná, cafezais em período de colheita ficaram com as folhas queimadas e com bastante gelo pelo chão. O tom de cautela antes de se falar em prejuízos vale também para essas culturas, conforme observa a engenheira agrônoma Amanda Caroline Zito, coordenadora de citricultura e café da cooperativa. “A partir de amanhã os frutos congelados de laranja começam a cair. A geada foi mais forte em áreas de baixadas, atingindo também brotações”, afirma.  

Confira fotos enviadas pela Cocamar: 

geada cocamar (2)

geada cocamar (4)

geada cocamar (1)
 

Inmet emite alerta laranja para queda de temperatura em quase todo o BR e mais um dia de geada no Centro-Sul

De acordo com informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) durante a madrugada as temperaturas chegaram a ficar abaixo de 0ºC em boa parte do estado, com destaque para o Sul do Paraná que registrou as menores temperaturas.

No oeste do estado, na região de Cascavel, os termômetros registraram - 1.2ºC. "Mais um dia de frio intenso sobre o Estado. Tivemos o registro de temperaturas negativas novamente em várias regiões do Paraná", destacou a publicação. 

Em Marechal Candido Rondon/PR, região que também foi atingida pela geada na madrugada anterior, as preocupações com o milho safrinha só aumentam. Segundo a produtora Camila Danielle Nichtervitz, a geada foi mais ainda mais forte nesta madrugada. "Os agrônomos da região estimam que o prejuízo do milho safrinha pode chegar a 80%", afirma. 

Veja fotos registradas nesta madrugada e enviadas ao Notícias Agrícolas 

Geada no milho em Marechal Rondon (3)

Geada no milho em Marechal Rondon (1)
Geada generalizada atinge lavouras de milho em Marechal Candido Rondon/PR
Foto:  Camila Danielle NichtervitzVeja fotos registradas nesta madrugada e enviadas ao Notícias Agrícolas 

De acordo com o consultor agrícola  Bruno Fagan, na região de Florai -  no norte do Paraná as temperaturas chegaram a -0,5ºC as 6h e a geada também foi de intensidade forte e generalizada. Em relação às perdas, destaca que ainda é preciso aguardar mais alguns dias, mas que as primeiras estimativas indicam uma quebra de 80% na produtividade, principalmente nas lavouras que foram plantadas mais tarde.

"Devido a seca nós estávamos falando em 40% de baixa, mas com a geada esse número pode chegar a 80%, mas precisamos esperar mais alguns dias para confirmação", comenta.  A região conta ainda com plantio de café, também atingido pelas baixas temperaturas. "Nessa área não tem muito café, mas o que tem foi atingido. Por enquanto estamos vendo que se desfolhar as árvores é suficiente ou se precisará do replantio", comenta.          

Veja fotos enviadas por Bruno ao Notícias Agrícolas: 

Geada em FloraiPR - Envio de Bruno Fagan (1)     

Geada em FloraiPR - Envio de Bruno Fagan (3)
Geada registrada em Florai/PR 
Envio de Bruno Fagan

 Em Itambé/PR o cenário é o mesmo, para saber se houve danos nas lavouras o produtor precisa esperar mais alguns dias, confirma Nivaldo Forastieri, que também confirma geada generalizada e com intensidade forte. 

Veja fotos enviadas ao Notícias Agrícolas: 

Geada em ItambéPR Envio de Nivaldo (1)

Geada em ItambéPR Envio de Nivaldo (2)

Geada em ItambéPR Envio de Nivaldo (3)

Além do Paraná, informações divulgadas pela agência de notícias Reuters destacam o registro de geadas também no Sudeste do Brasil. "Para a cana o efeito é mais severo (do que no café), a cana pegou áreas majoritárias, pegou áreas no coração da cana-de-açúcar. O café pegou periferias, as minoritárias de café", comparou o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, citando a região de Ribeirão Preto, importante região canavieira", destacou a publicação. A publicação destaca também que as áreas de café foram atingidas na Alta Mogiana/SP. 

Veja fotos registradas em áreas de café na Unidade de Difusão de Tecnologias da Cocamar no Paraná: 


Geada em área de café na  Unidade de Difusão de Tecnologias da Cocamar em Floresta (3)

Geada em área de café na  Unidade de Difusão de Tecnologias da Cocamar em Floresta (5)

Geada em área de café na  Unidade de Difusão de Tecnologias da Cocamar em Floresta (4)

Geada em área de café na  Unidade de Difusão de Tecnologias da Cocamar em Floresta (3)

Confira fotos registradas nas áreas de café em Carlopolis/PR

Geada café em CarlopolisPR (2)

Geada café em CarlopolisPR (3)

Geada café em CarlopolisPR (2)
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário