Índia enfrenta chuvas mais baixas da história em agosto, ameaçando safras de verão

Publicado em 18/08/2023 09:02

Logotipo Reuters

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI (Reuters) - A Índia caminha para o agosto mais seco em mais de um século, com chuvas escassas que provavelmente persistirão em grandes áreas, em parte por causa do padrão climático El Niño, disseram dois funcionários do departamento meteorológico à Reuters nesta sexta-feira.

As chuvas de agosto, que devem ser as mais baixas desde o início dos registros em 1901, podem prejudicar o rendimento das safras de verão, do arroz à soja, aumentando os preços e a inflação geral dos alimentos, que saltou em julho para o nível mais alto desde janeiro de 2020.

A monção, vital para a economia de 3 trilhões de dólares, fornece quase 70% da chuva que a Índia precisa para irrigar fazendas e reabastecer reservatórios e aquíferos.

"A monção não está revivendo como esperávamos", disse um alto funcionário do Departamento Meteorológico da Índia (IMD), que pediu anonimato porque o assunto é delicado.

"Vamos terminar o mês com um déficit significativo nas regiões sul, oeste e centro."

A Índia está a caminho de receber uma média de menos de 180 mm (7 polegadas) de chuva este mês, acrescentou ele, com base nas chuvas até agora e nas expectativas para o resto do mês.

Espera-se que as autoridades meteorológicas anunciem os volumes totais de chuva de agosto e a previsão para setembro em 31 de agosto ou 1º de setembro.

A Índia recebeu apenas 90,7 mm (3,6 polegadas) nos primeiros 17 dias de agosto, quase 40% abaixo do normal. A média normal do mês é de 254,9 mm (10 polegadas), disse ele.

Anteriormente, o IMD havia antecipado um déficit de chuvas de até 8% em agosto. A menor precipitação registrada em agosto foi em 2005, com 191,2 mm (7,5 polegadas).

Espera-se que as chuvas de monção melhorem nas próximas duas semanas no nordeste e em algumas regiões centrais, mas as condições de seca nos estados do noroeste e do sul provavelmente persistirão, disse outro funcionário do IMD.

"Normalmente, passamos por um período de seca de cinco a sete dias em agosto", disse o funcionário, que também falou sob condição de anonimato.

"No entanto, este ano o período de seca foi extraordinariamente prolongado no sul da Índia. O padrão climático El Niño começou a impactar a monção indiana."

O El Niño, um aquecimento das águas que geralmente sufoca as chuvas no subcontinente indiano, surgiu no Pacífico tropical pela primeira vez em sete anos.

A monção deste ano tem sido irregular, com chuvas de junho 10% abaixo da média, mas chuvas de julho recuperando para 13% acima da média.

As chuvas de verão são cruciais, já que quase metade das terras agrícolas da Índia carece de irrigação.

Os agricultores normalmente começam a plantar arroz, milho, algodão, soja, cana-de-açúcar e amendoim, entre outras culturas, a partir de 1º de junho, quando as monções começam a atingir o estado de Kerala, no sul.

O longo período de seca levou a uma umidade extremamente baixa do solo, o que pode inibir o crescimento das plantações, disse Harish Galipelli, diretor da empresa comercial ILA Commodities India Pvt Ltd.

"As colheitas precisam urgentemente de chuvas", acrescentou. "Qualquer atraso adicional pode levar a rendimentos reduzidos."

(Reportagem de Rajendra Jadhav)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário