Tempo seco predomina no Sudeste e Centro-Oeste

Publicado em 15/04/2011 08:54 e atualizado em 17/04/2011 19:13
Chuvas fortes estão previstas para as regiões Norte e Nordeste.
SÁBADO, DIA 16

Sul

O dia ainda será de tempo instável no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O dia será chuvoso apenas na região serrana gaúcha. Na metade sul do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e metade sul do Paraná ocorrem pancadas de chuva ao longo do dia intercaladas com períodos de melhoria. No norte do Paraná a previsão é de tempo firme. A temperatura mínima estará em declínio no Rio Grande do Sul e na campanha gaucha fica por volta dos 14°C. O frio avança e máximas diminuem em boa parte da região, sendo que no sul gaúcho não passa dos 20°C.

Sudeste

A previsão é de tempo seco uma boa parte da região Sudeste. Ocorrem pancadas de chuva no oeste e centro de São Paulo, sul e nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo no período da tarde. A mínima não muda muito e no sul de São Paulo chega aos 11°C. Durante a tarde, com o predomínio do sol, as temperaturas se elevam e os termômetros ultrapassam os 29°C no oeste paulista.

Centro-Oeste

Dia também tem tempo aberto, quente e seco em quase toda a região. As pancadas, cada vez mais escassas, atingem o oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, de forma rápida e isolada.

Nordeste

Estão previstos intensos temporais ao longo do litoral e chuvas mais isoladas e com menor acumulado no interior. Os temporais serão mais intensos especialmente entre o Rio Grande do Norte e Ceará, com acumulado de mais de 100 milímetros em algumas cidades. O calor predomina em boa parte do Nordeste, com exceção do centro, oeste e sul da Bahia.

Norte

Chove em toda a região. O tempo só fica mais seco em parte do Tocantins. Mesmo com as chuvas, faz bastante calor.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul

No decorrer do fim de semana, a chuva diminui sobre a região. No domingo, a chuva diminui, mas podem ocorrer pancadas na campanha, no litoral sul e no norte do Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, o tempo fica firme. Na segunda, áreas de instabilidade provocam chuva sobre o Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e Paraná a previsão é de tempo firme. Entre os dias 18 e 22 de abril, as chuvas ficam concentradas no norte do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina, sendo que no noroeste gaúcho os acumulados ficam em torno dos 70 milímetros.

Sudeste

O domingo será mais um dia de tempo firme e poucas nuvens. Ocorrem algumas pancadas isoladas apenas na divisa do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. As madrugadas não serão tão frias no fim de semana e com o aparecimento de sol a temperatura se eleva e faz calor em toda a região. Na segunda, a previsão é de tempo seco em quase toda a região, mas estão previstas pancadas de chuva no nordeste de Minas Gerais, na divisa com a Bahia. Entre os dias 18 e 22 de abril o tempo ficará seco na região.

Centro-Oeste

No domingo, a chuva para na região. Nos três Estados, o dia é ensolarado e a temperatura se eleva cada vez mais à tarde. Ao mesmo tempo, a umidade também cai cada vez mais, e muitas cidades registram umidade relativa abaixo de 30%, o que caracteriza estado de atenção e requer cuidados redobrados de hidratação. Nada muda no início da próxima semana. A massa de ar seco e quente segue sobre o Centro-Oeste e garante dias ensolarados e quentes, com umidade relativa muito baixa à tarde. Chove de forma isolada e rápida no norte do Mato Grosso na segunda e na terça à tarde. Na quarta, a chuva se espalha para todo o Mato Grosso, mas segue restrita ao período vespertino e na forma de pancadas rápidas e isoladas. No Mato Grosso do Sul, só volta a chover na sexta da próxima semana e, em Goiás, as simulações indicam a volta das chuvas apenas para o dia 24, mas ainda sem provocar acumulado significativo.

Nordeste

No domingo, a situação permanece inalterada, com chuvas generalizadas sobre o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. As chuvas mais intensas atingem o litoral do Maranhão e Piauí com acumulado entre 50 milímetros e 100 milímetros. Entre 18 e 22 de abril, o tempo permanecerá seco no interior da Bahia, porém na maior parte da região, as chuvas prosseguem, com acumulado de mais de 150 milímetros desde o litoral de Pernambuco até o Maranhão.

Norte

No domingo, a previsão é de temporais para o Amazonas. São esperados acumulados de mais de 100 milímetros em algumas cidades do norte, oeste e noroeste do Estado, que já estão em atenção para os níveis dos rios. Nas demais áreas, também chove, mas as pancadas são rápidas e isoladas. O calor, porém, é mais intenso. Na segunda e na terça, o Amazonas é atingido de novo com temporais. As simulações indicam que, em Manaus, pode chover mais de 90 milímetros em menos de 24 horas, o que pode fazer a cidade alcançar a média de abril antes mesmo da metade do mês. Chove forte também no norte do Pará e no Amapá. As pancadas de chuva também serão fortes nos outros Estados, mas devem ser rápidas e isoladas e, por isso, a previsão é de acumulados baixos. As temperaturas seguem altas, mas a chuva ameniza o calor. A partir de quarta, as chuvas mais intensas migram para leste e passam a atingir o Pará.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário