Novembro começa com chuvas em todo país

Publicado em 01/11/2011 06:29
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas de vento ocasionais em áreas isoladas do Espírito Santo, Distrito Federal; leste, centro e norte de Goiás; triângulo, centro, Zona da Mata, noroeste, norte e nordeste de Minas Gerais; Tocantins, sul e oeste do Pará; centrossul do Maranhão, sul do Piauí e no oeste da Bahia. As informações constam no Aviso Especial no. 363, emitido nesta segunda-feira, 31 de outubro.

A previsão do tempo para esta terça-feira, 1º. de novembro, é de tempo parcialmente nublado com possibilidade de chuva na região Sul em áreas isoladas no leste do Paraná e de Santa Catarina. No Sudeste, o Inmet prevê tempo encoberto com chuva em Minas Gerais. Rio de Janeiro e Espírito Santo. Há previsão de chuvas isoladas no litoral, Vale do Paraíba, Mantiqueira e leste de São Paulo, com névoa úmida nas demais áreas do estado.

No Norte, o tempo fica encoberto com pancadas de chuva no Amazonas, Amapá, norte de Roraima, Acre, Rondônia, Tocantins e oeste do Pará, nas demais áreas deste estado o tempo fica nublado com pancadas de chuva isoladas. Para o Nordeste, a meteorologia prevê tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas no oeste e sul do Piauí. Nas demais áreas o tempo fica nublado com pancadas de chuva em Sergipe e na Bahia. Também há possibilidade de chuvas isoladas no centro, sul, e leste do Ceará, litoral da Paraíba, litoral e oeste de Pernambuco e Alagoas.

As chuvas continuam no Centro-Oeste onde o tempo fica encoberto com pancadas de chuva e trovadas no Distrito Federal, centro-oeste, norte e leste de Goiás, centro, norte, e leste de Mato Grosso. Há possibilidade de chuvas isoladas no sudeste de Goiás. Nas demais áreas o tempo fica claro.

Prognóstico Climático Trimestral

De acordo com o Prognóstico Climático Trimestral para o trimestre que inicia em novembro de 2011 e termina em janeiro de 2012, o Inmet mantém a maior probabilidade (75%) de ocorrência de chuva entre as categorias normal e acima da normal climatológica nos setores central e norte do Norte. Acompanhando a tendência de manifestação do fenômeno La Niña, a região Sul continua com maior probabilidade (75%) de chuvas. Para a grande área central do Brasil, que inclui as regiões Sudeste, Centro-Oeste e o sul e oeste da Bahia, onde o período mais chuvoso do ano já teve início. Condições de excesso de chuva podem ocorrer em áreas isoladas do Sudeste e sul da região Nordeste, em função da atuação de sistemas convectivos locais e possível influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Climatologicamente, as temperaturas ficam mais elevadas durante o trimestre novembro-dezembro-janeiro, quando comparadas às condições de primavera, porém, ainda não há previsão de desvios acentuados de temperatura para este próximo verão na maior parte do País.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário