Novembro começa com chuvas em todo país

Publicado em 01/11/2011 06:29 307 exibições
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas de vento ocasionais em áreas isoladas do Espírito Santo, Distrito Federal; leste, centro e norte de Goiás; triângulo, centro, Zona da Mata, noroeste, norte e nordeste de Minas Gerais; Tocantins, sul e oeste do Pará; centrossul do Maranhão, sul do Piauí e no oeste da Bahia. As informações constam no Aviso Especial no. 363, emitido nesta segunda-feira, 31 de outubro.

A previsão do tempo para esta terça-feira, 1º. de novembro, é de tempo parcialmente nublado com possibilidade de chuva na região Sul em áreas isoladas no leste do Paraná e de Santa Catarina. No Sudeste, o Inmet prevê tempo encoberto com chuva em Minas Gerais. Rio de Janeiro e Espírito Santo. Há previsão de chuvas isoladas no litoral, Vale do Paraíba, Mantiqueira e leste de São Paulo, com névoa úmida nas demais áreas do estado.

No Norte, o tempo fica encoberto com pancadas de chuva no Amazonas, Amapá, norte de Roraima, Acre, Rondônia, Tocantins e oeste do Pará, nas demais áreas deste estado o tempo fica nublado com pancadas de chuva isoladas. Para o Nordeste, a meteorologia prevê tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas no oeste e sul do Piauí. Nas demais áreas o tempo fica nublado com pancadas de chuva em Sergipe e na Bahia. Também há possibilidade de chuvas isoladas no centro, sul, e leste do Ceará, litoral da Paraíba, litoral e oeste de Pernambuco e Alagoas.

As chuvas continuam no Centro-Oeste onde o tempo fica encoberto com pancadas de chuva e trovadas no Distrito Federal, centro-oeste, norte e leste de Goiás, centro, norte, e leste de Mato Grosso. Há possibilidade de chuvas isoladas no sudeste de Goiás. Nas demais áreas o tempo fica claro.

Prognóstico Climático Trimestral

De acordo com o Prognóstico Climático Trimestral para o trimestre que inicia em novembro de 2011 e termina em janeiro de 2012, o Inmet mantém a maior probabilidade (75%) de ocorrência de chuva entre as categorias normal e acima da normal climatológica nos setores central e norte do Norte. Acompanhando a tendência de manifestação do fenômeno La Niña, a região Sul continua com maior probabilidade (75%) de chuvas. Para a grande área central do Brasil, que inclui as regiões Sudeste, Centro-Oeste e o sul e oeste da Bahia, onde o período mais chuvoso do ano já teve início. Condições de excesso de chuva podem ocorrer em áreas isoladas do Sudeste e sul da região Nordeste, em função da atuação de sistemas convectivos locais e possível influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Climatologicamente, as temperaturas ficam mais elevadas durante o trimestre novembro-dezembro-janeiro, quando comparadas às condições de primavera, porém, ainda não há previsão de desvios acentuados de temperatura para este próximo verão na maior parte do País.

Tags:
Fonte:
Mapa

0 comentário