Código Florestal: Mudança na liderança do governo adia votação

Publicado em 14/03/2012 07:19
A mudança no comando das lideranças do governo na Câmara e no Senado adiou, mais uma vez, a votação do novo Código Florestal (PL 1876/99), que estava prevista para esta semana. A reforma foi aprovada pelos deputados em maio de 2011, seguiu para o Senado, e agora a Câmara precisa avaliar as alterações feitas pelos senadores. A nova data de votação da reforma ainda não foi definida.

O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou que o motivo do cancelamento das votações no Plenário nesta terça-feira (13) foi dar tempo ao novo líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), de “tomar pé” dos projetos que estão na pauta de votação. Por determinação da presidente Dilma Rousseff, Chinaglia substituiu o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) na liderança.

O relator do novo Código Florestal, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), já concluiu seu parecer. Entre as mudanças que fez no texto vindo do Senado, ele pretende retirar o artigo que prevê um percentual mínimo de área verde nas novas expansões urbanas. “Vinte metros quadrados de área verde por habitante na expansão das cidades é um exagero, porque a própria ONU recomenda 14 metros quadrados por habitante. E o Brasil já pratica, segundo o Ministério do Meio Ambiente, 14 a 15 metros quadrados por habitante", destacou.

O relator considera que as regras para as áreas de preservação permanente (APPs) que foram ocupadas ilegalmente por atividades como a pecuária são o ponto mais difícil para um acordo. Paulo Piau diz esperar que o novo líder do governo estude bastante a proposta, por considerar que o novo código é urgente para o País.

O deputado Ronaldo Caiado (GO), vice-líder do DEM, ressaltou que o setor agropecuário também tem pressa na votação, já que no dia 11 de abril vence o decreto presidencial que prorrogou a anistia às multas por desmatamento aplicadas a proprietários rurais que descumpriram a legislação atual.

"A crise hoje no Parlamento foi determinada pela própria presidente da República, que destituiu o líder do governo. O acordo feito com a presença do líder do governo e dos demais líderes partidários no final de dezembro foi que a primeira matéria que seria votada em sessão extraordinária nos dias 6 e 7 de março seria exatamente o Código Florestal. Como tal, ele é prioritário, e está na escala em primeiro lugar", afirmou.

As propostas de mudança no Código Florestal, que é de 1965, tramitam na Câmara há mais de dez anos.

Lei Geral da Copa
O projeto da Lei Geral da Copa (PL 2330/11), cuja votação também estava prevista para esta semana, pode ser analisado nesta quarta-feira (14). Marco Maia afirmou que vai negociar com os líderes partidários a possibilidade de votar a proposta, que, segundo ele, é um tema importante e bastante conhecido, além de estar “mais acabado e pronto para votação”.

Arlindo Chinaglia indicou que poderá apoiar essa votação, já que há acordo para aprovação da proposta. A pauta do Plenário será definida em reunião de líderes às 11 horas desta quarta.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • joão leite machado Capitólio - MG

    O erro dos produtores rurais,foi não ter voltado a fazer manifestação em brasilia,durante a votação do còdigo florestal no senado.

    Os ambientalistas não sairam de la e pressionaram os senadores a votarem como eles queriam.

    Agora è pressionarem os deputados a colocarem no còdigo para ter uma revisão daqui a cinco anos por exemplo.

    João Leite

    0
  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Em cascata era o certo. O MAIOR erro que o Senado cometeu foi aprovar "benesses" e alívios para propriedades com "até" quatro (4) módulos de tamanho, sem a incidência "em cascata" ou seja tota propriedade teria as mesmas condições para seus primeiros quatro (4) Módulos. Todavia como temos um monte de politicos AUTODIDATAS , apoiados por uma CNBB pra lá de ignóbil, a lei universal da incidencia em cascata foi ignorada. Segundo Mario Quintana, AUTODIDATA é alguém que resolve ser ignorante por conta própria...

    0
  • Wesley Henrique Sorriso - MT

    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,por-milhoes-de-dolares-indios-vendem-direitos-sobre-terras-da-amazonia,846761,0.htm.....olha pessoal do noticias agrícolas....gostaria que vcs olhassem isso aqui....parece que voltamos ao século 15....onde as economias acham que o Brasil em pleno século 21 ainda é uma grande colónia e parece isso....por esses indios safados...ficam brigando por terra...só pra fazerem isso...vender os direitos a gringos....que ja exploraram td que tinha em suas terras...agora vem querer meter o bedelho no que é nosso....acho que o governo deveria intervir e punir esse tipo de conduta....indios safados

    0