Ministra do Meio Ambiente diz que atua para mudar Código no Senado

Publicado em 09/06/2011 08:23
Izabella Teixeira afirmou que texto saiu 'contraditório' da Câmara. Ela se reuniu com senadores no ministério nesta quarta (8).
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou nesta quarta-feira (8) que atua para mudar o texto do novo Código Florestal, que foi aprovado na Câmara dos Deputados e já chegou ao Senado.

O texto foi aprovado na Câmara com pontos polêmicos com os quais o governo não concordava. Um deles é a possibilidade de os estados legislarem sobre o que pode ser cultivado em áreas de preservação permanente (APPs) - entenda as polêmicas em torno do código.

"O ministério vai trabalhar para isso (mudar o texto do Código no Senado). Nós não podemos ter um texto que não seja recepcionado pela sociedade, que não esclareça para o agricultor familiar quais são os direitos e que não diga como vamos avançar em uma agenda ambiental sólida", defendeu a ministra após reunião com senadores. Para Izabella Teixeira, o texto como está é "contraditório".

Participaram da reunião os senadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Jorge Viana (PT-AC), Luiz Henrique (PMDB-SC), Acir Gurgacz (PDT-RO) e Delcídio Amaral (PT-MS). De acordo com a ministra, eles discutiram sua ida  ao Senado, que aconteceria ainda nesta semana.

"Estavamos combinando minha ida ao Congresso. O clima é extremamente positivo, de diálogo político, entendimento e de buscar a construção de um texto que reconheça as situações que devem ser regularizadas, do ponto de vista ambiental, para não prejudicar a agricultura brasileira, mas que crie base para um plano sustentável."

O Código
O Código Florestal é a legislação que estipula regras para a preservação ambiental em propriedades rurais. Define o quanto deve ser preservado pelos produtores. Entre outras regras, prevê dois mecanismos de proteção ao meio ambiente.

O primeiro são as chamadas áreas de preservação permanente (APPs), locais como margens de rios, topos de morros e encostas, que são considerados frágeis e devem ter a vegetação original protegida. Há ainda a reserva legal, área de mata nativa que não pode ser desmatada dentro das propriedades rurais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Paulo Cézar Krauspenhar Posse - GO

    Eu queria saber o que um "ambientalóide" come, porque leite, carne, pão, arróz, feijão e macarrão por exemplo, não dão em copas de árvores. Ja que são tão contra o desmatamento deveriam dar o exemplo e comer apenas folhas. Façam uma uma campanha seus "pré-históricos", comecem a comer apenas folhas e talvez vocês terão alguma moral pra falar de proteção ao meio ambiente e desmatamento. Falar é fáciL...

    0