Consumidor reconhece tecnologias da Embrapa na Semana dos Orgânicos

Publicado em 01/06/2018 14:04

A Embrapa Clima Temperado, junto as demais instituições de pesquisa, extensão e ensino e ONGS, está participando da programação da 14ª Semana do Alimento Orgânico - Território Zona Sul/RS, em realização desde o dia 23 de maio, com continuidade até o dia 5 de junho - Dia do Meio Ambiente - ao programar inúmeras atividades como feiras agroecológicas, oficinas sob diversos temas, palestras, exposições, vídeos, visitas técnicas e eventos que promovam a consciência de consumo de alimentos limpos.

Entre as atividades programadas para a 14ª Semana, a Feira Ecológica da ARPASUL, na avenida Dom Joaquim, no último sábado, 26 de maio, a Unidade de pesquisas apresentou um estande institucional para prestar informações sobre as tecnologias da Embrapa presente e comercializadas na feira. "Colocamos diversas placas de identificação de nossas cultivares BRS, como por exemplo, da batata-doce BRS Amélia",  informou a supervisora do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia, Andrea Noronha. Segundo ela, ao longo do ano, conforme os produtos oferecidos pelo ciclos das culturas, serão identificados na feira ecológica àquelas tecnologias já adotadas pelos agricultores e que podem ser reconhecidas e valorizadas pelos consumidores. "O público consumidor irá fazer a conexão que aquela cultivar de batata lançada pela Embrapa está ali, ao seu alcance, no seu dia a dia. E nós iremos fazer isso com outras culturas como a do pêssego, da amora-preta, da batata, da cana-de-açúcar entre outras", confirmou Noronha.

Enquanto foi prestada informações sobre a produção de batata-doce da Embrapa aos consumidores foram em paralelo distribuídas mudas das diferentes cultivares desta cultura, como também, sementes de forrageiras Kurumi e Capiaçu e plantas não-convencionais, as Pancs, aos agricultores para uso de material de qualidade e diversificação em suas propriedades rurais.

Outras atividades realizadas

Durante a 14ª Semana do Alimento Orgânico-Território Zona Sul/RS foi feito o Curso de Árvores Nativas na Agricultura Familiar, realizado nas dependências do Centro de Treinamento de Canguçu - CETAC em parceria com a Escola da Família Agrícola da Região Sul (EFASUL)., direcionado especialmente a agricultores familiares, alunos da Ecosul e de universidades da região. O curso abordou temas relacionados à coleta, identificação e diferentes formas de uso de espécies arbóreas dentro dos sistemas de produção. Participaram cerca de 30 pessoas, que foram treinados pelos pesquisadores da Embrapa Ernestino Guarino e Letícia Penno, profissionais de instituições parceiras, bolsistas de pós-doutorado e alunos de graduação do Curso de Ciências Biológicas da UFPel.

Feira do Feijão Orgânico

Nesta quarta-feira, 30 de maio, estava marcada para acontecer em Piratini/RS, a IV Feira do Feijão Orgânico onde são apresentadas mais de 30 variedades de feijão, incluindo feijões crioulos e a realização da feijoada ecológica. O evento foi transferido para data de 30 de junho, na Praça Inácia Machado, naquele município. O deslocamento da data se deu pelo não-fornecimento de combustível, inviabilizando a logística da feira. Mas, ainda neste mês de junho próximo, a atividade prevê exposição de cultivares e troca de sementes entre os agricultores. A Embrapa Clima Temperado estará fornecendo informações das características agronômicas, manejo da cultura, dados de produção e produtividade, mercado de sementes  das suas principais cultivares de feijão, que estarão em exposição: Guapo Brilhante, Manotaço, Macanudo, BRS Expedito, e ainda,  as cultivares recentemente lançadas pela Unidade de pesquisas, BRS Paisano e BRS Intrépido. O pesquisador Irajá Ferreira Antunes, melhorista genético da cultura do feijão, vai acompanhar os agricultores e público visitante durante todo o dia.

A 14ª Semana do Alimento Orgânico tem como tema Alimento Orgânico, Consciência, Vida e Saúde - Produto Orgânico Melhor Para Vida. Este evento congrega em sua programação um público dos municípios de Amaral Ferrador, Canguçu, Cerrito, Cerro Largo, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e Turuçu.  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Clima Temperado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário