Setor produtivo busca aproximação com consumidor para promover carne suína

Publicado em 28/11/2016 16:06
Conhecimento sobre eficiência e segurança alimentar da suinocultura brasileira pode contribuir para popularização da proteína no mercado interno

Preferência mundial entre as proteínas, a carne suína tem encontrado cada vez mais espaço na mesa do brasileiro. Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2015, o índice de consumo per capita no país subiu 2,5%, entretanto, segue atrás da carne bovina e de frango. Enquanto na China e na União Europeia o consumo per capita de carne suína chega a 39 kg e 25 kg por ano, respectivamente, no Brasil, não passa de 15kg/ano. A receita para seguir conquistando a preferência interna, segundo a Expedição Suinocultura, está na aproximação com o público final.  

“O consumidor urbano está distanciado da realidade da produção rural e é muito importante que exista o contato para expandir o conhecimento sobre a maneira como se produz um alimento de qualidade, quais são as condições necessárias para se alcançar o padrão exigido tanto em nível nacional como internacional”, destacou o diretor de mercados e feiras da Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB) de Curitiba, Nivaldo Guimarães Vasconcellos, durante evento gastronômico promovido pela Expedição Suinocultura no sábado (26), em Curitiba. O espaço recebe, em média, 15 mil pessoas durante o final de semana.

O projeto, que fez um levantamento técnico-jornalístico da atividade no país e percorreu os principais estados produtores (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais), encerrou os roteiros de campo mirando o consumidor final. “Escolhemos o Mercado Municipal como palco por ser um espaço tradicional da feira e da gastronomia paranaense, e porque precisamos quebrar paradigmas. O brasileiro precisa dar uma nova chance à carne suína e se surpreender com o sabor e a segurança alimentar oferecida pela proteína”, destacou o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Suinocultura, Giovani Ferreira. Também participaram do evento o presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann, e o diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário