Governo paulista intensifica medidas de prevenção à Influenza Aviária e solicita empenho do Ministério de Agricultura

Publicado em 01/02/2017 06:26

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, solicitou ao governo federal apoio para reforçar as medidas de controle sanitário nas fronteiras do País, para evitar a incidência de Influenza Aviária e Doença de Newcastle. Em resposta às recentes declarações do ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, o secretário afirmou que “as cargas e passageiros que desembarcam em portos e aeroportos merecem especial atenção nesse processo, pois a introdução de agentes de enfermidades pode ocorrer por trânsito de pessoas, importação de animais e materiais genéticos, produtos biológicos, lixos de bordo de aviões e navios”.

O titular da Pasta Estadual comunicou ainda as ações rotineiramente executadas pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), que foram reforçadas a partir da incidência de novos casos de Influenza Aviária no mundo – detectados na Ásia, Europa, África, Américas Central e do Norte e, mais recentemente, no Chile.

Para assegurar as condições de produção, consumo interno e exportação, em atendimento ao Decreto nº 61.285/2015 e à Resolução SAA n° 4/2016, foi elaborado o Plano Estadual de Prevenção à Influenza Aviária e Abordagem dos Problemas Relacionados à Saúde Humana. O Comitê que formulou o planejamento é formado por membros das Secretarias de Agricultura e Abastecimento, por meio da CDA e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta); da Saúde; de Meio Ambiente; da Segurança Pública, por meio da Polícia Militar Ambiental; e da Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

De acordo com o médico veterinário Fernando Gomes Buchala, titular da CDA, embora a doença seja endêmica na Ásia, inclusive causando mortes em humanos e atualmente esteja se disseminando por diversos continentes, o Brasil está livre desta enfermidade. “A CDA, por meio do Programa Estadual de Sanidade Avícola, está reforçando o planejamento operacional para possibilitar o aumento das atividades de vigilância sanitária e a atenção em relação às medidas para atender às suspeitas de casos de Influenza Aviária e Doença de Newcastle”, afirmou o dirigente.

Ações preventivas

Em alerta sanitário estadual emitido em dezembro de 2016, a Coordenadoria orientou as equipes dos Escritórios de Defesa Agropecuária (EDA) de todo o Estado sobre a necessidade do envio de notificações de sintomas neurológicos e/ou respiratórios, assim como a ocorrência de mortalidade, principalmente em aves da ordem Anseriformes, Galiformes e Charadriformes, em estabelecimentos avícolas industriais (comerciais e reprodução), estabelecimentos avícolas de subsistência e de aves ornamentais, assim como parques, zoológicos e mantenedores/conservacionistas localizados no Estado de São Paulo.

De acordo com o Plano Estadual, a Secretaria é responsável pelas atividades de vigilância epidemiológica, controle e erradicação de doenças em animais; a realização de ações educativas junto a produtores rurais, associações representativas, escolas primarias, escolas técnicas e universidades; a capacitação permanente do Grupo Especial de Atenção à Suspeita de Enfermidades Emergenciais (Gease); a atualização do cadastro georreferenciado, em formato eletrônico, de todos os estabelecimentos avícolas comerciais e os sítios de invernada de aves migratórias; e o acesso  ao cadastro, atualizado pela SMA, de Zoológicos, Parques, Criatórios Conservacionistas, Centros de Triagem, Mantenedores de Fauna Silvestre, abatedouros e graxarias e, estabelecimentos de comercialização de aves vivas.

Por meio do Instituto Biológico, a Pasta também realiza os exames laboratoriais pelas técnicas Elisa, IDGA e PCR, para o diagnóstico de doenças em animais e para o monitoramento epidemiológico por meio de suas unidades de pesquisa.

Biosseguridade

Fatos como o surto de Influenza Aviária provocam vulnerabilidade na atividade avícola e merecem pronta mobilização, ressaltou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim. “Um importante passo na proteção das exportações do agronegócio paulista foi dado em 2016, com a implantação de projeto de compartimentação da avicultura industrial de acordo com as regras estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, afirmou o secretário. 

Em dezembro de 2016, a Cobb-Vantress foi a primeira empresa a receber o documento emitido pelo Mapa, com validade de dois anos, para suas unidades em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. “Todo o processo de formatação do projeto, simulações e atendimento às exigências de biosseguridade pelo órgão internacional foi acompanhado pela CDA, que agora será responsável pela monitoria das propriedades no entorno do compartimento. Manter as condições de saudabilidade é uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin para a Pasta”, ressaltou Arnaldo Jardim.

Números do setor avícola

Com notória importância social e econômica, a atividade avícola no Brasil foi responsável pela produção de 13,14 milhões de toneladas de carne de frango em 2015, sendo que 32,7% deste total foram destinados à exportação, conforme dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Somente o Estado paulista produziu 1.588.652,1 toneladas de carne de frango naquele ano.

Já a produção nacional de ovos chegou a 39,5 bilhões de unidades em 2015, com o Estado de São Paulo sendo responsável por 33,24% deste total, considerado o maior produtor de ovos para consumo humano do País. Além disso, é o maior exportador de material genético, uma vez que as principais casas genéticas do mundo têm instalações em território paulista.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Secretaria de Agricultura SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário