EUA confirma foco de gripe aviária em fazenda de frangos parceira da Tyson Foods

Publicado em 07/03/2017 08:25

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) confirmou o primeiro caso de gripe aviária em aves comerciais deste ano, em uma fazenda no Tenessee, condado de Lincoln, contratado pela gigante de alimentos Tyson Foods Inc.

Foram abatidos 73.500 aves a fim de impedir que o vírus propagasse pelo sistema alimentar dos animais, disse o governo.

Em comunicado, a Tyson - maior produtora de carne de frango nos Estados Unidos - informou que está em contato com a Fazenda e autoridades federais para conter o vírus. A empresa também ressaltou que não espera interrupções em suas atividades.

"As precauções que estão sendo tomadas incluem a desinfecção de todos os veículos que entram nas fazendas e banindo todo o acesso não essencial do visitante às fazendas de contrato", afirmou Tyson.

A instalação no condado de Lincoln, em Tennessee, foram colocada sob quarentena, junto com aproximadamente 30 outras fazendas de aves dentro de um raio de 10 km do local, disse o estado. Outros rebanhos na área de quarentena estão sendo testados, acrescentou.

O USDA afirmou que iria informar a Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE) e parceiros comerciais internacionais do surto.

Segundo dados do Departamento, a produção de frangos de corte do Tennessee é pequena, não sendo classificada entre as cinco principais dos EUA, mas é o terceiro maior gerador de recebimentos de caixa na agricultura para o estado.

Nos últimos meses, diferentes estirpes de gripe aviária foram confirmadas na Ásia e na Europa. Autoridades sacrificaram milhões de aves em áreas afetadas para controlar os surtos. Nos EUA, foco de Influenza Aviária foi encontrado pela última vez em um rebanho comercial de perus em Indiana, em janeiro de 2016.

Em 2014 e 2015, durante um surto generalizado de gripe aviária, os Estados Unidos mataram quase 50 milhões de aves, principalmente galinhas poedeiras. As perdas empurraram os preços dos ovos dos EUA para níveis recordes e levaram parceiros comerciais a proibirem as importações de aves de capoeira americanas, embora houvesse pouca infecção na indústria de frangos de corte.

Na ocasião os maiores mercados de carne de frango nos Estados Unidos - México e o Canadá -, introduziram proibições estaduais e regionais sobre as exportações de frangos de corte dos Estados Unidos, enquanto a China impôs proibição nacional.

Tradução: Larissa Albuquerque

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário