Sérvia relata surto de peste suína africana em javalis

Publicado em 15/01/2020 14:20

LOGO REUTERS

A Sérvia viu um surto da Peste Suína Africana (PSA) em javalis no leste do país, perto das fronteiras do país com a Bulgária e a Romênia, informou a agência de notícias estatal Tanjug nesta quarta-feira (15).

APSA é inofensiva para os seres humanos, mas é altamente contagiosa e mortal em porcos. Ela se espalhou da África para a Europa e Ásia e já matou centenas de milhões de porcos, afetando os mercados globais de carne.

A doença foi descoberta em dois locais de caça nas áreas de Pirot e Kladovo, no leste da Sérvia, informou Tanjug, citando Sasa Ostojic, chefe do Centro Nacional de Crises veterinárias.

As autoridades ordenaram o disparo em javalis para reduzir sua população nas áreas afetadas e conter a doença.

"Eles (javalis) estão tendo cada vez mais casos desse tipo (de PSA) e era esperado que pudesse se espalhar para nossas regiões", disse Ostojic.

Os vizinhos da Sérvia, Hungria, Romênia e Bulgária, já relataram surtos da doença, espalhados principalmente por javalis, que também são populares entre os caçadores da região.

Países asiáticos, incluindo a China, impõem regularmente proibições de importação da carne de porco de regiões onde a PSA foi descoberta, causando enormes perdas de negócios para exportadores de carne.

Em agosto passado, várias fazendas de porcos na Sérvia foram afetadas pela PSA. As autoridades disseram mais tarde que interromperam o surto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • josé zelmar zago Chapadão do céu - GO

    E no Brasil? Vão esperar acontecer algo parecido para começar a conter essa "praga"?

    1