Sérvia relata surto de peste suína africana em javalis

A Sérvia viu um surto da Peste Suína Africana (PSA) em javalis no leste do país, perto das fronteiras do país com a Bulgária e a Romênia, informou a agência de notícias estatal Tanjug nesta quarta-feira (15).
APSA é inofensiva para os seres humanos, mas é altamente contagiosa e mortal em porcos. Ela se espalhou da África para a Europa e Ásia e já matou centenas de milhões de porcos, afetando os mercados globais de carne.
A doença foi descoberta em dois locais de caça nas áreas de Pirot e Kladovo, no leste da Sérvia, informou Tanjug, citando Sasa Ostojic, chefe do Centro Nacional de Crises veterinárias.
As autoridades ordenaram o disparo em javalis para reduzir sua população nas áreas afetadas e conter a doença.
"Eles (javalis) estão tendo cada vez mais casos desse tipo (de PSA) e era esperado que pudesse se espalhar para nossas regiões", disse Ostojic.
Os vizinhos da Sérvia, Hungria, Romênia e Bulgária, já relataram surtos da doença, espalhados principalmente por javalis, que também são populares entre os caçadores da região.
Países asiáticos, incluindo a China, impõem regularmente proibições de importação da carne de porco de regiões onde a PSA foi descoberta, causando enormes perdas de negócios para exportadores de carne.
Em agosto passado, várias fazendas de porcos na Sérvia foram afetadas pela PSA. As autoridades disseram mais tarde que interromperam o surto.
1 comentário
Surto de Newcastle ameaça 6 mil perus e fecha mercados internacionais; Sinergia Animal cobra transparência sobre destino das aves
Novo foco de Doença de Newcastle é identificado em SC, diz ministério
Novo foco da doença de Newcastle é identificado em Coronel Freitas (SC)
Frango/Cepea: Caso de Newcastle preocupa, mas mercado segue estável
Ovos/Cepea: Demanda enfraquecida pressiona cotações
Newcastle pode pressionar preços do frango em 2027, mas maior risco econômico está concentrado em Santa Catarina, avalia Itaú BBA
josé zelmar zago Chapadão do céu - GO
E no Brasil? Vão esperar acontecer algo parecido para começar a conter essa "praga"?