Perspectiva de crescimento para mercado de granjeiros em 2020, segundo Rabobank

Publicado em 17/01/2020 12:12

LOGO nalogo

De acordo com um estudo do Rabobank sobre as perspectivas do agronegócio brasileiro, divulgado nesta sexta-feira (17), o mercado de granjeiros deve continuar crescendo em produção e vendas no ano de 2020. No caso dos suínos, a produção no Brasil deve crescer 4% este ano, e para o frango, 2%. As vendas no mercado externo devem continuar sendo puxadas pela crise global no setor de proteína animal provocada por surtos de Peste Suína Africana (PSA), principalmente na China e na Europa. 

De acordo com relatório, a produção de carne suína na China deve ter caído em torno de 25% em 2019, e este ano, deve reduzir mais 13%. O aumento no abate de matrizes para satisfazer a demanda no país asiático pode causar problemas para a reconstrução do rebanho de suínos no futuro, resultando em dependência contínua das importações e da compra de outros tipos de proteínas.

A produção de suínos no Brasil deve crescer 4% no ano de 2020, depois de ter aumentado em igual proporção no ano passado. A demanda interna deve melhorar, com o aumento do poder aquisitivo da população, e as exportações seguirão crescendo por causa da crise da PSA. No caso das exportações, o relatório do banco estima que o crescimento das vendas externas de proteína suína deva crescer 15% este ano. 

Em relação ao frango, apesar do aumento da demanda global por aves em 2019 devido à crise da PSA, as exportações de frango do Brasil cresceram modestamente em 2019, cerca de 2%, estima o Rabobank. Este ano, a expectativa de aumento é de 4%.

CUSTOS DE PRODUÇÃO

Os custos de produção para o suinocultor devem aumentar, principalmente por causa do milho mais caro no mercado local, o que pode impactar nas margens de lucro. No caso do frango, para 2020, os custos de produção de frango devem ter aumento moderado devido aos preços internos firmes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário