Exportações de carne de frango dos EUA cresceram meio por cento em 2019
Embora tenham registrado expansão no bimestre final do ano, as exportações de carne de frango dos EUA completaram 2019 com incremento pouco superior a meio por cento.
Em termos bimestrais, o maior volume do exercício passado foi registrado exatamente no 6º bimestre (novembro/dezembro). Mas isso não foi suficiente para eliminar a forte desaceleração registrada no segundo semestre. Dessa forma, enquanto na primeira metade de 2019 o volume exportado aumentou quase 7,5%, na metade seguinte apresentou expansão pouco superior a 1%. Daí o incremento, no ano, de apenas 0,57%.
Notar pelo gráfico abaixo, à direita, que - excetuado o período (2015/16) de retração devido ao surto de Influenza Aviária ocorrido nos EUA – as exportações de carne de frango dos EUA permanecem em quase absoluta estabilidade.
Assim, desconsiderado o biênio citado, em nove anos alcançaram volume médio de próximo de 3,2 milhões de toneladas, com variações máximas de 4% abaixo e acima dessa média. Por sinal, os pouco mais de 3,2 milhões de toneladas de 2019 não estão muito acima do alcançado 10 anos antes, em 2009.
0 comentário
Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro
Suínos/Cepea: Exportação atinge recorde para janeiro