Brasil reforça intenções em prol da segurança alimentar da Índia

Publicado em 12/02/2020 08:44

A construção de parcerias em prol da segurança alimentar da população indiana foi o tema do seminário “Complementariedade e Parcerias na Segurança Alimentar”, evento promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), na última quinta-feira (23), em Nova Délhi.

Com palestras da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do Embaixador do Brasil na Índia, André Correa do Lago, do diretor de negócios da Apex-Brasil, Augusto Pestana, do representante do Forum of Indian Food Importers (FIFI), Rakesh Banga, e do diretor executivo da ABPA, Ricardo Santin, o seminário trouxe à pauta a estratégia brasileira de atuação no mercado internacional, formando parcerias para complementar espaços não-ocupados pela produção local.

De acordo com Santin, os representantes brasileiros trouxeram aos mais de 100 importadores, representantes de entidades de consumidores e jornalistas indianos presentes no evento uma mensagem de intenções dos produtores de aves, suínos e ovos do Brasil, de fornecer produtos de alta qualidade, seguro e com status sanitário preservado.

“Colocamos à mesa a importância da aproximação e da superação de barreiras tarifárias, o que interessa diretamente à população indiana.  Neste momento em que a renda média da nação asiática cresce junto com a economia, há uma natural elevação na demanda por proteínas. Neste contexto, somos parceiros estratégicos consolidados em mais de 150 países, o que exalta a confiabilidade brasileira para atender aos anseios do consumidor e dos importadores deste mercado em franca ascensão”, analisa o diretor-executivo da ABPA.

O seminário antecedeu a Missão Presidencial do Brasil à Índia.  A redução de tarifas esteve entre os temas tratados pela parte brasileira nas negociações com o Governo Indiano. Atualmente, o mercado indiano impõe tarifas de 30% para produtos inteiros, 100% para cortes de frangos e 27% para suínos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário