Preço dos ovos evoluem muito abaixo do seu principal insumo
A forte elevação de preços na comercialização da caixa de ovos brancos no mercado paulista tem proporcionado novos recordes e cotações acima de R$100,00. Ou seja, os produtores de ovos nunca foram tão bem remunerados na comercialização do seu produto.
Realmente, os preços recebidos são os melhores de todos os tempos, mas não estão se traduzindo em aumento de receita efetiva para os avicultores.
Isso porque no acumulado do ano, embora o ovo esteja evoluindo quase 9 pontos percentuais acima da sua principal matéria-prima na comparação com o mesmo período do ano passado, no médio e longo prazo, as perdas são gritantes.
É o que se constata no acompanhamento da evolução da caixa de ovos e dos dois principais insumos utilizados na alimentação das aves, o milho e o farelo de soja, num período de 5 e 10 anos.
Enquanto o ovo obteve aumento de 45% em um quinquênio, o milho e o farelo de soja aumentaram 87% e 25%, respectivamente. Já em um período de 10 anos, o ovo alcança evolução próxima de 130%, novamente bem melhor que a do farelo de soja, porém, extremamente inferior à sua principal matéria-prima, o milho, que chegou a quase 200%.
0 comentário
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai