Avicultores indianos sofrem perdas por falta de insumos
Os criadores de aves dos estados de Punjab e Haryana na Índia estão enfrentando uma escassez aguda de ração por causa do bloqueio nacional para evitar a disseminação do coronavírus, e temem que seus animais morram se o suprimento não for restaurado.Os agricultores alegaram que o suprimento de alimentos para aves, incluindo milho, soja, bolo de amendoim, bajra (milheto) e outros itens provenientes de outros estados, estão bloqueados devido ao bloqueio.
"Não conseguimos obter alimentos para aves desde que as restrições foram impostas por causa do coronavírus", disse Mohinder Arora, presidente do Punjab da Associação de Agricultores de Aves, Mohinder Arora.
Arora disse que os fornecedores em Rajasthan, Madhya Pradesh, Uttar Pradesh e Gujarat não podiam enviar alimentos para avicultores de Punjab e Haryana, os principais fornecedores de frango e ovos no país.
"Cada agricultor mantém estoque de ração de apenas quatro a cinco dias e a maioria deles fica com pouca ou nenhuma ração para aves", disse ele.
"O governo não está cuidando dos negócios de aves", acrescentou.
Em Haryana, o agricultor de Karnal, Randhir Singh, lamentou que as aves domésticas logo começariam a morrer se o governo não adotasse as medidas necessárias para garantir a retomada do suprimento de ração.
Especialistas no ramo de aves, no entanto, apontaram que, devido à escassez aguda de ração, alguns criadores de aves foram obrigados a enterrar seus pássaros, e alguns reduziram a quantidade de alimentos para seus pássaros.
"Ao reduzir a alimentação, pelo menos as aves têm chance de sobreviver", disse um dos avicultores de Punjab.
Os agricultores disseram ainda que não foram capazes de entregar ovos por causa de restrições ao movimento de transporte.
A crise atual para a indústria avícola vem em um momento em que já está sofrendo perdas devido ao declínio na venda de ovos e frango.
Os agricultores de Punjab e Haryana pediram aos seus respectivos governos estaduais que permitissem a circulação de veículos carregando alimentos para animais e ovos, caso contrário a indústria logo fechará.
O diretor do Departamento de Pecuária de Animais de Punjab, Inderjit Singh, disse que o departamento escreveu para vários estados para permitir o fornecimento de alimentos para aves.
0 comentário
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai